Aposentadoria em outros países: entenda como funciona

Como funciona a aposentadoria em outros países? Muitos brasileiros estão com essa dúvida. Entenda melhor como funciona o sistema previdenciário em sete cantos do mundo.

Nos últimos meses muita coisa tem sido falada sobre os temas aposentadoria e previdência, mais precisamente desde que o governo brasileiro anunciou a proposta de uma reforma, em dezembro de 2016, que alteraria a idade mínima de aposentaria e ainda alteraria o cálculo do valor do benefício.

Essa reforma seria, segundo o Governo brasileiro, para equilibrar as contas previdenciárias já que houve um aumento na expectativa de vida dos brasileiros e também uma redução na taxa de natalidade, ou seja, estão nascendo menos crianças e os adultos estão vivendo por mais tempo. Esse cenário poderia tornar insustentável a Previdência nos próximos anos.

Como funciona a aposentadoria em outros países?

Mas e no resto no mundo? Como o sistema previdenciário funciona em países que já enfrentam esse problema? Vamos conhecer agora:

1 – Dinamarca

Considerado um exemplo de previdência ao mundo, o sistema de aposentadoria do país combina benefícios pagos pelo Estado com sistemas de previdência obrigatórios, empresariais ou particulares.

O valor do benefício considera os anos de contribuição. A idade mínima para aposentadoria é de 65 anos, mas já está previsto um aumento dessa idade para 67 anos até 2027.

2 – Estados Unidos

Atualmente a idade mínima para aposentadoria é de 66,5 anos, mas até 2020 a idade será aumentada para 67 anos. Lá é permitido antecipar a aposentadoria a partir dos 62 anos, porém há perda de valor no benefício, ou ainda retardar até os 70 anos, havendo nesse caso aumento no valor do benefício.

3 – Canadá

O país também adotou um valor máximo para pagamento de benefício. O tempo de contribuição por lá é de 35 anos e o trabalhador tem direito a receber o valor integral a partir de 65 anos. Mas com 60 anos já é permitido solicitar a aposentadoria, havendo desconto de valores, ou então pode estender esse prazo, e receber um abono por tempo permanecido, conhecido como Old Age Security.

4 – Japão

É o campeão da longevidade, com uma expectativa de vida de 84 anos. Lá a idade mínima para requerer a aposentadoria é de 65 anos, e para receber o valor integral é preciso ter contribuído por 40 anos.

5 – Portugal

Devido a diversos problemas econômicos, o país alterou com frequência as regras de aposentadoria nos últimos anos. Atualmente a idade mínima é de 66 anos e o tempo de contribuição é de, no mínimo, 15 anos. Existe uma legislação específica que incentiva os trabalhadores com mais 65 anos a continuarem trabalhando, através de uma diminuição do valor da contribuição previdenciária.

6 – Espanha

A idade mínima para aposentadoria é de 67 anos. Se você tiver 35 anos de contribuição e 65 anos de idade, será possível solicitar a aposentadoria e continuar trabalhando, e assim, receberá a metade da aposentadoria, uma modalidade conhecida como aposentadoria ativa. Antes essa possibilidade era proibida e os trabalhadores eram obrigados a escolher entre o emprego ou a aposentadoria.

7 – Argentina

A idade mínima para se aposentar é de 60 anos para as mulheres e 65 anos para os homens, e o tempo de contribuição é de 30 anos. O valor do benefício é definido pela média das últimas 120 contribuições.

E aí? Ficou surpreso com as condições da aposentadoria em outros países? Deixe um comentário.

Comente