Saiba como dar entrada na aposentadoria por telefone

Acompanhe o artigo para ter informações importantes sobre essa novidade.

A cada dia, o procedimento para aposentadoria junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ganha novos moldes. São muitas as informações que os cidadãos recebem – e as dúvidas também aumentam. E será que é possível dar entrada na aposentadoria por telefone, por exemplo?

É claro que sim. Quer dizer, a partir de agora você pode. O INSS está experimentando uma nova forma de validar o pedido de aposentadoria por idade, feita por telefone. O que se pretende é garantir mais facilidade para o cidadão que deseja se aposentar. Confira mais sobre o assunto.

Quem vai se aposentar por idade pode dar entrada na aposentadoria por telefone.

INSS dá início a concessão de aposentadoria por telefone. (Foto: Divulgação)

Veja também: Entenda como funciona o INSS Digital

Como dar entrada na aposentadoria por telefone

1 – Primeiro Contato

O primeiro contato será feito pelo INSS, e você não precisa se preocupar com relação à data certa.

Assim que constatado no sistema que você atingiu a idade correta para se aposentar, o INSS enviará uma carta.

Nessa carta, você será informado de que atingiu a idade para se tornar beneficiário da aposentadoria e será questionado se deseja fazê-lo.

Em caso positivo, o que deve ser feito é ligar para o telefone do INSS (135) e dizer que você confirma que tem o interesse.

Antes da implementação do sistema por telefone, você teria que ir até uma agência do INSS apenas para fazer essa confirmação. O caminho se tornou muito mais prático, afinal.

2 – Medida Recente

A aposentadoria por telefone é algo recente. Tanto é que tem sido feita a caráter experimental, para verificar se realmente garante mais eficiência e agilidade nos processos.

Após receber a carta, o cidadão deve reunir os documentos necessários para a confirmação da sua aposentadoria, da mesma forma que faria caso fosse diretamente ao INSS.

O atendente solicitará a confirmação de dados para validar o pedido de aposentadoria por idade. Mas o interessante é que o INSS já tem informações básicas do futuro beneficiário no sistema, o que facilita todo o procedimento.

Entre em contato pelo telefone quando tiver os dados em mãos para que o INSS possa dar início ao seu pedido o mais rápido possível. Segundo o INSS, pode levar cerca de um mês para o deferimento do benefício.

Tenha em mãos os documentos necessários. (Foto: Divulgação)

Modelo para outros benefícios

Outra boa notícia é que pretende-se estender o formato de processo por telefone para outros benefícios.

Caso seja bem-sucedida a aposentadoria por idade, o novo procedimento pode ser feito também com a aposentadoria por tempo de contribuição, auxílio maternidade, entre outros.

A tendência é diminuir o tempo de atendimento e otimizar o prazo para a liberação dos benefícios.

Especialmente para o futuro aposentado, é menos desgastante ligar para o INSS do que ter de ir a uma agência.

A adoção de novas medidas demonstra que a Previdência Social pretende investir em um sistema informatizado e moderno que sirva tanto aos servidores quanto aos cidadãos.

Vale salientar que a tecnologia colabora para que erros sejam minimizados, além de sua eficiência já reconhecida no atendimento ao público.

Tiramos suas dúvidas sobre como dar entrada na aposentadoria por telefone? Se vai completar a idade para se aposentar, aguarde a carta do INSS e ligue para o 135. Compartilhe!

Comente