Motivos Para o Pedido de Aposentadoria ser Negado

Se a aposentadoria pelo INSS te traz dúvidas, confira algumas informações importantes.

Para se aposentar pela Previdência Social, alguns critérios devem ser atendidos. Há motivos para o pedido de aposentadoria ser negado. Fique atento a cada um deles e esteja bem preparado antes da solicitação.

Você que nunca pesquisou sobre o assunto e busca agora informações vai saber identificar se o seu perfil se encaixa como legítimo ou não para o pedido de aposentadoria.

O INSS pode negar o pedido de aposentadoria. (Foto: Divulgação)

Motivos para o pedido de aposentadoria ser negado

1 – Tempo de Contribuição

Reúna todos os documentos que você tem que comprovem sua contribuição. Isso vale desde empregos de carteira assinada até jornadas de trabalho como autônomo e dono do seu próprio negócio.

Para evitar dor de cabeça no meio do processo e ter o pedido negado de cara, já dê entrada no seu pedido de aposentadoria com essas informações em mãos. Irá poupar trabalho e tempo também.

2 – Pagamento em Dia

É claro que você deve ter feito seus pagamentos ao INSS em dia para garantir a aposentadoria mais tarde. O seu contador pode te ajudar na tarefa de comprovação disso.

Não sendo profissional com carteira assinada, a responsabilidade de cuidar dessas questões é sua.

Encontrou algum pagamento em aberto? Então você vai precisar quitar os débitos para recuperar seus direitos à aposentadoria do INSS.

O atraso nas contribuições é um dos motivos para o pedido de aposentadoria ser negado.

Para se aposentar, as contribuições com o INSS devem estar em dia. (Foto: Divulgação)

3 – Trabalho Rural

Você desempenhou trabalho rural, de pesca ou outro relacionado a economia familiar? Você terá que comprovar que trabalhou no segmento por 15 anos para ter direito ao benefício.

Não se preocupe. Você irá facilmente provar seu exercício com uma documentação simples que será solicitada.

Vale salientar que o cidadão que trabalha na área rural desde os 12 anos de idade já tem contabilizado seu tempo de serviço a partir dessa época, ok?

4 – Atividade Especial

O que seria uma atividade especial? Aquela em que o trabalhador foi exposto ao desempenho de funções em condição de insalubridade.

Você tem direito a se aposentar mais cedo do que outros profissionais em virtude desse tipo de serviço que exerceu.

E por que pode ser negado? Bem, esteja bem instruído por um advogado e se prepare para uma possível luta. O benefício acaba saindo “caro” para o INSS, e você pode ter dificuldades para conseguir.

5 – Dados Incompletos no CNIS

As informações do CNIS podem estar incompletas. (Foto: Divulgação)

O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é o responsável por manter os dados de contribuição da Previdência atualizados.

É o CNIS que é acionado quando é necessário fazer uma consulta sobre a validade do pedido de aposentadoria do cidadão.

E quando ele falha, tudo pode dar errado. Se você tem documentos que dão conta de que contribui pelo tempo necessário e está em dia com o INSS, peça a revisão do CNIS.

A Previdência terá de recalcular seus dados em busca de falhas do sistema.

6 – Documentação Clara

Seus documentos precisam apresentar claramente as informações de que você tem contribuído durante esses anos para a Previdência.

Isso vale para a Carteira de Trabalho. Ela deve estar clara e concisa, organizada de modo a não dar margem para dúvidas ou motivo para atrasarem o deferimento do seu pedido.

7 – Recolhimento da Empresa Onde Trabalhou

Pode ser alegado que a empresa onde prestou serviços não fez a contribuição ao INSS devida enquanto você foi seu funcionário.

O que fazer? Você deve buscar por seus próprios meios provar que trabalhou lá e informar por quanto tempo foi.

Se houve erro da empresa, ela terá que prestar contas com a Previdência, e não você.

Esclarecemos os motivos para o pedido de aposentadoria ser negado? Compartilhe!

Comente