DAS MEI em atraso: descubra como regularizar a situação

Se você é um microempreendedor individual (MEI), o pagamento do DAS MEI, com certeza, faz parte das suas atribuições.

A categoria de Microempreendedor Individual facilitou a vida de muitos profissionais autônomos. No entanto, quem tem DAS MEI em atraso precisa organizar as finanças e colocar o Simples Nacional em dia. Saiba mais sobre o pagamento de tributos e veja como pagar as guias atrasadas.

A guia DAS MEI em atraso pode ser gerada pela internet.

Muitos microempreendedores estão com as contribuições mensais atrasadas. (Foto: Divulgação)

Veja também: Pagar o MEI garante aposentadoria? Entenda melhor!

O que é o DAS MEI?

O Documento de Arrecadação Simplificada do Microempreendedor Individual (DAS MEI) é uma forma de estar em dia com as suas obrigações tributárias. Agindo como um grande facilitador, ele unifica o recolhimento de impostos como IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, IPI, ISS e Contribuição previdenciária, repassando os valores automaticamente para as contas do Estado, Município e União.

Sobre os profissionais que podem ser definidos como MEI encontram-se borracheiros, camelôs, costureiras, artesãos, cabeleireiros, encanadores, eletricistas entre outros. Além disso, é necessário o faturamento de até R$ 81.000,00 por ano e não possuir participação em outra empresa como sócio ou titular. Em relação à contratação de um funcionário, é permitida pela legislação que o MEI possa ter apenas um empregado contratado, podendo receber até 01 salário mínimo ou piso da categoria.

Os impostos destinados a esse profissional além de serem mais baixos possuem também um valor fixo, com isso é possível que o microempreendedor tenha um melhor controle sobre os gastos.

O pagamento dessa contribuição pode ser feito das três seguintes maneiras:

Caso o MEI tenha deixado de pagar o DAS e, com isso, tenha sido gerado um acúmulo de débitos em a ver, é possível dividir o pagamento em até 60 vezes em parcelas mínimas de R$ 50,00.

Como pagar o DAS MEI em atraso?

O pagamento do DAS MEI em atraso pode ser feito de duas maneiras:

Aplicativo PAGMEI

O aplicativo PAGMEI pode ser adquirido pelos sistemas Android e iOS, nele é possível emitir o boleto vencido, seguindo as instruções que o próprio fornece.

Site da Receita

Programa Gerador de DAS para MEI. (Foto: Divulgação)

O pagamento DAS em atraso pelo site requer que o MEI siga os seguintes passos:

  1. Entre no site: http://www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional/
  2. Clique em “SIMEI- Serviços”;
  3. Logo após clique em “PGMEI – Programa Gerador do DAS para o MEI”;
  4. Aparecerá uma tela com dois campos de preenchimento: um solicitando o número do CNPJ da empresa, e outro os caracteres da imagem que estará ao lado;
  5. Confira o seu nome e clique em “Emitir guia de pagamento DAS”, clique em “Atualizar Guia de Pagamentos”;
  6. Após isso, aparecerá um campo para o preenchimento da data que o MEI deseja pagar. Ao colocar a data, o próprio programa calculará os juros e multas de acordo com o dia escolhido;
  7. Com o campo de data preenchido, clique em “Continuar”;
  8. Depois de clicar em continuar, uma tela com os meses do ano será aberta; clicando no mês ou meses em atraso, um novo boleto será emitido contendo os reajustes e multas;

Mas por que ele é importante para o microempreendedor?

O pagamento do DAS MEI é uma forma de contribuição individual á Previdência Social, por meio dele é possível garantir a sua aposentadoria por idade e o pagamento dos demais impostos. Entre outras vantagens está o registro do CNPJ, colaborando com a abertura de conta bancária, emissão de nota fiscal, além de facilitar os pedidos de empréstimos!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

DAS MEI em atraso: descubra como regularizar a situação

Comente