Formulário GPS INSS 2017: dicas de como preencher sem erros

Você sabe como preencher a GPS INSS em 2017? Se a resposta foi negativa, não existe motivo para se preocupar. Com tanta burocracia envolvida em diversos processos do nosso dia a dia, é comum que surjam dúvidas e que de vez em quando precisemos buscar por alguma ajuda ou auxílio.

Se você estava procurando por como preencher a Guia da Previdência Social 2017 e agora está lendo isso, tenho uma ótima notícia: encontrou o que buscava! Neste artigo vamos dar um passo a passo simples para que você possa preencher a GPS INSS sem maiores problemas. Está preparado? Então confira o nosso conteúdo!

O trabalhador autônomo pode contribuir com a Previdência Social pagando a GPS. (Foto: Divulgação)

O trabalhador autônomo pode contribuir com a Previdência Social pagando a GPS. (Foto: Divulgação)

O que é o Formulário GPS INSS?

Para quem já trabalha com carteira assinada ou de maneira autônoma, contribuir com a Previdência Social é automático: os descontos acontecem mensalmente através do salário recebido por cada contribuinte. Porém, quem presta serviço para pessoa física encara um processo distinto: o preenchimento da Guia da Previdência Social.

O formulário GPS INSS, como é conhecido, também é válido para empregados domésticos, donas de casa e desempregados.

Como preencher o formulário GPS INSS?

Modelo de GPS. (Foto: Divulgação)

Modelo de GPS. (Foto: Divulgação)

Por ser um formulário bastante importante, a Guia da Previdência Social precisa ser preenchido com calma e muito cuidado. Confira o passo a passo de como preencher o GPS INSS 2017:

Passo 1 – Para preencher o documento de maneira online, você precisará acessar o portal oficial do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Depois disso, você buscará pela guia “Guia da Previdência Social”, no menu esquerdo do site.

Passo 2 – Ao completar o passo número 1, você visualizará uma página inteira somente com informações sobre o GPS INSS 2017. Clique em “Calcular Guia/Carnê”. Uma nova tela será aberta: indique qual o tipo de contribuinte você é e forneça o seu número de registro no INSS.

Na hora de preencher as informações, é preciso tomar muito cuidado para não cometer erros. (Foto: Divulgação)

Na hora de preencher as informações, é preciso tomar muito cuidado para não cometer erros. (Foto: Divulgação)

Neste momento, uma página com seus dados será aberta. Caso estejam todos corretos, confirme e comece a preencher todas as informações que forem pedidas pelo sistema.

Passo 3 – Em “competência”, você precisa informar o mês da contribuição atual (Ex: “06/2017). No campo “salário de contribuição”, é solicitada a sua renda atual, já que será por meio dela que o cálculo será efetuado.

Como emitir e pagar o GPS INSS?

 Agora que você já deu os 3 passos descritos no tópico acima, precisa completar o cadastro informando qual o tipo de contribuição e a data em que será efetuada o pagamento do carnê. Depois disso, você já poderá imprimir a GPS e levá-la até um banco ou lotérica para realizar o pagamento.

Por mais que o documento esteja disponível nas versões física e online, especialistas indicam que a segunda opção, por minimizar as chances de erro, é a mais segura.

Gostou de saber um pouco mais sobre como funciona o preenchimento e emissão da Guia da Previdência Social do INSS? Lembrando: o documento só passa a ser válido depois que o pagamento é efetuado.

Caso tenha restado alguma dúvida ou observação, fique à vontade para escrever um comentário e compartilhar seu ponto de vista conosco!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 3

Formulário GPS INSS 2017: dicas de como preencher sem erros

1 comentário

  • delvair porto nunes:

    Gostaria de saber se tem algum problema de preencher o carne de contribuiçao com as informações nos lugares trocados. Por exemplo, coloquei o número do identificador no lugar da competência. Isso pode invalidar a contribuição do mês e ainda por cima resolvi preencher a próxima folha e deixei a que errei o preenchimento pra trás. O que devo fazer agora

    Responder

Comente