Auxílio-doença 2018: qual é o valor? Como requerer?

O benefício garante renda ao trabalhador enquanto estiver afastado do serviço

Saiba tudo sobre auxílio-doença 2018! O benefício é concedido temporariamente a todos os trabalhadores segurados pelo INSS, desde que se encontrem impossibilitados de exercer a profissão por conta falta de saúde. Veja quais os requisitos necessários e como solicitar.

O segurado pelo INSS tem direito há uma série de benefícios, todos são concedidos conforme a necessidade do trabalhador, o objetivo é garantir renda mensal ao trabalhador mesmo quando ele se mantém afastado do serviço.

Quando o trabalhador não está bem de saúde, ele pode solicitar o auxílio-doença. (Foto: Divulgação)

Quando o trabalhador não está bem de saúde, ele pode solicitar o auxílio-doença. (Foto: Divulgação)

Como funciona auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício do INSS, ele é pago mensalmente e de direito dos trabalhadores que por motivo de doença, não podem trabalhar temporariamente. Todos os segurados podem solicitar o auxílio, no entanto, a Previdência exige o cumprimento de alguns requisitos.

O INSS só libera o pagamento do auxílio-doença, após o décimo quinto dia de afastamento. Sendo assim, o trabalhador só pode solicitar o benefício se pegar mais de quinze dias de atestado, todos com o mesmo CID, consecutivos ou não nos últimos dois meses. Além de apresentar os atestados médicos dos hospitais e postos de saúde em que foi atendido, é necessário que o trabalhador também passe por perícia médica no próprio INSS, é a avaliação do médico que vai decidir se o segurado deve ou não receber o benefício e por quanto tempo.

Para receber o auxílio, o trabalhador deve ser avaliado por um médico do INSS. (Foto: Divulgação)

Para receber o auxílio, o trabalhador deve ser avaliado por um médico do INSS. (Foto: Divulgação)

Os trabalhadores que recebem o auxílio-doença são avaliados pelo médico do INSS constantemente. A perícia é realizada para que o trabalhador não deixe de receber o benefício enquanto incapaz de exercer sua função na empresa e também para identificar se o mesmo já está apto para voltar ao trabalho.

Qual é o valor?

O cálculo do auxílio-doença é feito de acordo com os últimos salários de contribuição. O valor do benefício é definido a partir dos 12 últimos salários em que foram descontados a contribuição do INSS, esses salários são somados e divididos por doze, o resultado é o valor do auxílio-doença.

Vale ressaltar que não existe tempo mínimo ou máximo de recebimento do auxílio-doença, tudo depende da saúde de cada trabalhador. No entanto, é aconselhável que em caso de doenças crônicas ou sequelas de acidente que impedem o exercício de qualquer atividade remunerada, seja feita a solicitação da aposentadoria por invalidez.

Como requerer?

O agendamento do atendimento se inicia pela internet. (Foto: Divulgação)

O agendamento do atendimento se inicia pela internet. (Foto: Divulgação)

Para requerer é preciso fazer o agendamento da perícia médica no INSS pela internet. Basta acessar agendamento auxílio-doença e seguir as instruções:

  • Digite o código de segurança mostrado na tela e clique em avançar.
  • Selecione o seu estado, sua cidade e a agência da Previdência em que deseja ser atendido. Clique em avançar.
  • Preencha a ficha de requerimento conforme a orientação da página.
  • Escolha a data e horário disponível e imprima o requerimento.
  • O requerimento deve ser preenchido e assinado pela empresa (Em caso de empregados).

Documentos necessários

No dia da perícia é necessário comparecer ao local na data e horário marcado com os seguintes documentos:

    • Documento de identificação (RG)
    • Número do CPF
    • Carteira de trabalho ou Carnê de Contribuição do INSS
    • Documentos que comprovem a doença: Exames, atestados, entre outros.
    • Contribuintes empregados: Requerimento carimbado e assinado pelo representante da empresa, com a data de afastamento especificada.
    • Em caso de acidentes: Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT
    • Segurado Especial: Documentos atuais que comprovem a profissão de pescador, lavrador ou trabalhador rural.

Leia mais: Auxílio doença suspenso. O que fazer para regularizar?

Viu só como é fácil fazer o requerimento do auxílio-doença? Em caso de dúvidas, entre em contato com a central de atendimento pelo 135.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 23

Auxílio-doença 2018: qual é o valor? Como requerer?

1 comentário

  • silvana:

    meu marido sofre de epilipsia e depressão toma 5 comprimidos por dia não conseguiu passar na perecia para entrar com pedido de auxilio doença ja cansado de vai e vem conseguiu um emprego registrado .ele tem 54 anos .se puder me dar alguma informação do devo fazer.agradeço

    Responder

Comente