Quanto tempo demora para receber o benefício depois da perícia?

Após a perícia, o solicitante deverá receber uma carta com o resultado e datas

O auxílio-doença é um benefício oferecido pela Previdência Social ao trabalhador que esteja incapacitado de exercer suas funções normalmente, em razão de doença ou acidente de trabalho. Mas para ter direito ao auxílio, é necessário que o cidadão passe por uma perícia médica junto ao INSS que comprove tal incapacidade. E o questionamento sempre é: quanto tempo demora para receber o benefício depois da perícia?

É a perícia médica que irá conferir a necessidade do recebimento do auxílio-doença após avaliação das condições de saúde do trabalhador por uma junta de profissionais. Caso seja deferida a solicitação, o trabalhador receberá dentro de um prazo, o valor correspondente ao auxílio.

Quanto tempo demora pra receber o benefício depois da perícia

A perícia médica é um dos requisitos para receber o benefício do auxílio-doença. (Foto: Divulgação).

Quanto tempo demora para receber o auxílio-doença?

Todos os benefícios oferecidos pelo INSS ao trabalhador, seja o caso do auxílio-doença, pensão por morte ou salário maternidade, são concedidos por meio da carta de concessão da Previdência Social. É através dela que o trabalhador é informado sobre o acolhimento ou não da solicitação do benefício. 

Esta carta é enviada ao solicitante para a sua residência em um período de aproximadamente 30 dias após a realização da perícia médica. Este tempo pode variar dependendo da demanda de pedidos de benefícios recebidas pela Previdência Social. 

Na carta de concessão, caso haja o deferimento da solicitação, será informado ao beneficiário sobre a data em que ele deverá receber o auxílio doença, o banco por meio do qual ele pode fazer o recebimento e o valor do benefício. 

Normalmente, o benefício é disponibilizado ao beneficiário após 15 dias da confirmação do deferimento do pedido junto ao INSS. Porém, pela legislação pertinente, o prazo máximo para que o cidadão tenha acesso ao primeiro pagamento é de até 45 dias após ser deferido e o solicitante apresentar a documentação necessária à concessão.

Como consultar a carta concessão pela internet?

A carta concessão pode ser consultada pelo site oficial da Previdência, antes mesmo que ela chegue até sua residência, e sem a necessidade de ir à unidade do INSS. Para acessá-la, basta seguir os procedimentos abaixo:

Passo 1: Na página inicial do INSS, e clique na opção “serviços” localizada na barra superior do site;

Passo 2: Em seguida, já na página que será aberta, desça a barra de rolagem e clique na opção “Carta de Concessão do Benefício”. Após escolher esta opção, pressione o botão amarelo em que diz “solicitar”.

Passo 3: O solicitante será encaminhado para o site “Meu INSS”. Na barra de opções à esquerda da tela, clique na opção “Carta de Concessão de Benefício”. 

Passo 4: Neste passo, o usuário deverá inserir uma senha. Caso ainda não tenha um, clique em cadastrar senha e siga os procedimentos indicados. Já com a senha, é possível entrar no sistema.

Passo 5: Já dentro do sistema a fim de obter a carta concessão, é necessário que o usuário tenha em mão documentos e informações para preencher o formulário exigido pelo site. Veja abaixo:

  • Número do benefício: esta informação você obtém ao fazer a solicitação do auxílio doença junto ao INSS. Caso você não tenha guardado este número, ligue para 135 para fazer a solicitação ou se dirija para uma agência da Caixa. 
  • Informações pessoais: número do RG e CPF, além da data de nascimento, nome completo, entre outros dados de identificação;

Passo 6: Após preencher corretamente todos os dados solicitados, o beneficiário poderá fazer a impressão do cartão concessão.

Este cartão deve ser utilizado em uma agência para o recebimento da primeira parcela do auxílio doença. Porém, mesmo com o cartão concessão impresso, é importante que o beneficiário apresente também documentos de identificação.

Fazer a consulta online pode ser muito importante, pois os correios podem atrasar na entrega da carta concessão na sua residência e, caso a resposta da perícia tenha sido pelo indeferimento do pedido, o solicitante tem até 30 dias após tomar conhecimento da resposta, para entrar com um recurso contestando o resultado. 

Como dar entrada com o auxílio-doença?

O trabalhador poderá dar entrada ao auxílio doença após ter ficado afastado do serviço por motivo de doença ou acidente por 15 dias. Portanto, o primeiro passo é agendar uma perícia médica junto ao INSS.

Para fazer o agendamento da perícia, basta acessar o site oficial da Previdência social. Após agendar o dia e horário, o solicitante deve comparecer a uma agência na data marcada com os seguintes documentos:

  • Carteira de Identidade atualizada;
  • CPF;
  • Atestado médico, exames, relatórios e demais documentos que comprovem o problema, e que apresentem dados atualizados sobre seu quadro de saúde do solicitante.

Caso o solicitante não possa comparecer a uma agência na data agendada para a perícia em razão de dificuldade de locomoção, ou outros motivos relacionados ao seu estado de saúde, um representante legal deverá comparecer deverá comparecer a uma agência, com os documentos que comprovem tal impossibilidade, e remarcar a perícia. 

Quais os requisitos para solicitar ao auxílio?

Poderá solicitar o auxílio-doença quem estiver dentro dos seguintes requisitos:

  • Todo cidadão que contribuir mensalmente para a Previdência social;
  • Aquele que cumprir o período de carência por um período mínimo de 12 meses;
  • Caso tenha sido acidente de trabalho, ou doença profissional, é permitida a isenção da carência;
  • Comprovar a incapacidade temporária; 

Restou alguma dúvida sobre quanto tempo demora para receber o benefício após a perícia? Deixe um comentário. 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Quanto tempo demora para receber o benefício depois da perícia?

Comente