Resultado perícia INSS: como fazer a consulta pela internet

Procedimento é necessário para a obtenção do auxílio-doença

Para conseguir o auxílio-doença, é necessário passar por uma avaliação médica. Feito o procedimento, a pessoa deve aguardar alguns dias até que o resultado perícia INSS saia. A boa notícia é que todas as informações podem ser consultadas pela internet, sem que haja necessidade de uma nova ida à agência.

No site do Dataprev é possível consultar o resultado perícia INSS.

É possível consultar o resultado da perícia médica online. (Foto: Divulgação)

Resultado perícia INSS: como ver pela internet

O auxílio-doença é um dos benefícios garantidos aos trabalhadores que contribuem com a Previdência. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) concede esse pagamento em casos de acidente, enfermidade ou outra situação de saúde que impeça o sujeito de exercer as funções profissionais.

O agendamento do pedido é feito online, no portal da Previdência Social. Em seguida, o empregado deve imprimir o requerimento gerado pelo sistema. Esse documento deve ser preenchido e levado ao INSS no dia da perícia médica, com carimbo e assinatura da empresa.

Caso a pessoa tenha um imprevisto e não consiga comparecer à consulta no dia e no horário agendado, é possível solicitar remarcação uma única vez. O cidadão tem até sete dias para efetuar o procedimento pelo telefone 135.

Concluída essa etapa, devem-se aguardar uns dias até que o resultado perícia INSS esteja disponível. Para verificar a situação, basta acessar o Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade e informar:

– Número de benefício ou do requerimento;

– Data de nascimento da pessoa;

– Nome no requerente;

– CPF.

Página de Consulta Comunicação de Decisão do Requerimento/Benefício. (Foto: Divulgação)

Requisitos para solicitar o auxílio-doença

Para conceder o auxílio-doença, o INSS exige uma carência mínima de 12 contribuições. Isso significa que o colaborador contratado via CLT deve estar há, pelo menos, um ano atuando com carteira assinada.

A incapacidade de exercer o cargo deve ser comprovada pela perícia. Além disso, o trabalhador precisa estar afastado há pelo menos 15 dias corridos – ou intercalados num período de 60 dias.

O requerimento também exige a seguinte documentação:

– RG, carteira de motorista ou outro documento de identificação com foto;

– Número do CPF;

– Carteira de trabalho, carnês de contribuição ou outros papéis que comprovem o pagamento ao INSS;

Documentos médicos atestando a causa do problema de saúde, o tratamento indicado e o tempo sugerido de afastamento das funções;

– Declaração carimbada e assinada pelo empregador informando o último dia trabalhado (o portal da Previdência fornece um formulário online);

– Comunicação de acidente de trabalho (CAT), caso se aplique.

Segurados especiais têm de apresentar, ainda, documentos que comprovem essa situação. São os trabalhadores rurais, os lavradores e os pescadores, por exemplo. Eles podem utilizar uma declaração de sindicato, um contrato de arrendamento, entre outros.

Se for necessário, o pedido de prorrogação do auxílio-doença deve ser feito nos últimos 15 dias do benefício. Caso haja indeferimento ou cessação dos pagamentos, sem possibilidade de prorrogação, a alternativa é entrar com um recurso administrativo pelo telefone 135 ou pelo Sistema de Agendamento Eletrônico. O prazo é de 30 dias.

Agora que você já sabe como consultar resultado perícia INSS pela internet, aproveite para contar-nos o que achou das dicas! E não deixe de conferir as novidades do nosso site.

Comente