Como tirar extrato de tempo de contribuição do INSS?

A Previdência Social permite que seus contribuintes possam ter acesso a informações referentes aos vínculos e contribuições previdenciárias por meio do seu site oficial. E neste artigo você irá descobrir como consultar e até mesmo retirar o extrato de tempo de contribuição do INSS.

Extrato de tempo de contribuição do INSS pela internet

Confira seu extrato sem sair de casa. (Foto: Divulgação).

Através do extrato o cidadão tem acesso a informações como o tempo de serviço, o nome do empregador, caso seja trabalhador CLT, e também dados sobre as contribuições realizadas via Guia da Previdência Social (GPS), na condição de contribuinte individual.

Caso o contribuinte deseje não apenas realizar uma consulta aos dados, mas também retirar o extrato, basta que ele compareça a uma agência da Caixa Econômica Federal, realizando esse procedimento no caixa eletrônico. É possível ainda ter acesso via internet banking, que é o sistema bancário na internet.

Os contribuintes que possuem conta no Banco do Brasil, também podem retirar o extrato de tempo de contribuição do INSS. Para isso, o segurado pode se dirigir a um caixa eletrônico do Banco e acessar a opção “outros extratos”, na tela de menu do caixa. Da mesma forma também é possível acessar o extrato pelo sistema do banco na internet.

Para acessar o sistema bancário pela internet, em ambos os bancos, o usuário deve fazer a solicitação de uma senha e login diretamente na agência em que a conta foi aberta. O objetivo é que a utilização da conta pela internet seja feita com o máximo de segurança.

Como consultar o extrato de tempo de contribuição do INSS?

É possível que essa consulta seja feita diretamente no site oficial da Previdência, ou ainda em alguma agência da Caixa Econômica. Pelo site é muito simples, e basta seguir o passo a passo abaixo:

1 – Ao acessar a página inicial do site do INSS, o contribuinte deve clicar na opção “Serviços”, localizada na barra superior do site;

2 – Já dentro da opção de serviços, o contribuinte deve descer a barra de rolagem e clicar em “Extrato Previdenciário”;

3 – Na página que será aberta pressione o botão amarelo em que diz “solicitar”. O usuário será encaminhado para o site de serviços do INSS, o “Meu INSS”;

4 – Na coluna de opções localizada à esquerda do site, procure a opção “Extrato de pagamento previdenciário (CNIS)”. É importante dizer que, caso o usuário ainda não tenha cadastro no site, ele deve agendar o número para retirar a senha de acesso em uma agência, ou ligar para o número 135. A senha deve ter no mínimo nove caracteres, entre números, letras maiúsculas e minúsculas;

5 – Em seguida, já de posse da senha, basta inserir também o número do PIS/NIS e acessar a opção do extrato. Em seguida você terá o extrato emitido.

Consulta na agência da Caixa Econômica

O Contribuinte também pode ter acesso ao extrato de tempo de contribuição do INSS diretamente em uma agência da Caixa. Mas para isso, ele precisa fazer antes, por meio da internet, o agendamento do atendimento presencial.

Para tanto, é necessário realizar um procedimento semelhante ao descrito acima. O usuário deve acessar o site “Meu INSS” e seguir os seguintes passos:

1- Na página inicial do site, o usuário deve preencher os dados solicitados como nome completo e identidade e, em seguida, clicar em “continuar sem login”.

2 – Ao entrar no sistema, ele deve clicar em “Novo requerimento” e digitar no campo de pesquisa a palavra “Extrato”. Ao aparecer as opções sobre extrato, clique na opção desejada para finalizar o agendamento do atendimento.

Depois de agendar, o contribuinte deve comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal na data marcada. Para o atendimento, é importante que ele compareça com os seguintes documentos originais em mãos:

  • Carteira de identificação com foto e atualizada;
  • CPF;
  • Procuração do representante legal, caso seja feito em nome de outra pessoa.

Caso o contribuinte não possa comparecer no dia e horários agendados, ele deve desmarcar o atendimento agendado que pode ser feito pelo telefone 135.

O “Meu INSS” também já está disponível em aplicativo para dispositivo móvel, e pode ser baixado para Android, Iphone e Tablet.

Cálculo do tempo de contribuição

Ainda é possível que contribuinte possa fazer uma espécie de simulação para se certificar sobre quanto tempo falta para se aposentar, por meio do cálculo de contribuição. Para tanto, ele deve acessar seus dados por meio do site “Meu INSS”, por meio do qual o sistema deverá fazer o cálculo.

Já dentro do sistema do “Meu INSS”, basta o contribuinte inserir informações referentes aos períodos de vínculos empregatícios que podem ser consultados na carteira de trabalho ou por meio dos carnês de contribuição.

Vale lembrar, portanto, que para a realização dessa simulação não são considerados o tempo de prestação de atividade especial, mas apenas o tempo comum contando da data inicial até os dias atuais.

Restou alguma dúvida sobre como tirar o extrato de contribuição do INSS? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como tirar extrato de tempo de contribuição do INSS?

Comente