Carteira de Trabalho Digital: entenda como funciona

Saiba mais sobre o sistema que garante mais agilidade no serviço ao trabalhador.

Você já conhece a Carteira de Trabalho Digital? Esse documento é uma aposta para garantir que o trabalhador tenha sua emissão no ato da requisição. A medida impede que você tenha que esperar mais para fazer uso da Carteira de Trabalho, entre outros benefícios.

A carteira de trabalho digital é um benefício para o trabalhador.

A CTPS Digital já é uma realidade na vida do trabalhador brasileiro. (Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas Carteira de Trabalho)

Com a CTPS Digital, o trabalhador não precisa desembolsar nenhum valor, como seria com a carteira tradicional. Ela é 100% gratuita.

Como funciona a Carteira de Trabalho Digital?

1 – Praticidade

Se você não tem tempo a perder, a carteira digital foi feita para a sua necessidade. A foto é digital e sai na hora. Em pouco tempo, a CTPS já está pronta para uso.

2 – Investimento

O investimento na carteira em sua versão digital é nulo. Isso porque o documento é feito na hora. A outra vantagem é o fato de a foto ser produzida digitalmente. Você não terá custos com a impressão.

E você não terá que pagar por uma 2ª via igualmente, outra boa notícia.

3 – Comodidade

Já pensou ter de fazer a 2ª via da sua Carteira de Trabalho convencional? Você teria que entrar em contato com as empresas onde trabalhou e pedir novamente colaboração para comprovar suas experiências anteriores.

4 – Segurança

O sistema permite que a carteira digital dê uma segurança maior, graças às melhorias que foram feitas de uma versão para a outra.

Uma nova possibilidade é a da redução de fraudes, é o que o Ministério do Trabalho espera com a carteira digital.

Perdeu seu documento? Foi assaltado? Você pode levar seus documentos e solicitar sua 2ª via sem problemas. Isso porque seus dados e histórico já estarão no sistema.

Você não terá que andar por aí sem a sua carteira nem perderá oportunidades de trabalho por qualquer infortúnio que tenha ocorrido.

Especificações

A nova carteira possui uma nova composição gráfica, com cores diversificadas. Foram implementados itens de segurança, com numeração e seriação única nacional, código de barras, cruzamento de dados, entre outros.

O estrangeiro tem uma carteira em cor diferente, com mesma estrutura de documento. O número de emissão de carteira de trabalho para estrangeiros tem aumentado, por isso, o Ministério do Trabalho decidiu por fazer essa carteira voltada para os trabalhadores.

O sistema de emissão foi a principal mudança sofrida pela Carteira de Trabalho.

Antes haviam dados que não eram checados. Hoje, com o novo documento, há cruzamento de dados coletados, que são batidos com bancos, além de outras possibilidades.

Uma equipe bem preparada por trás de uma rede de atendimento espalhada pelos municípios é o suporte oferecido para o trabalhador.

Preciso trocar minha carteira pela nova?

Exemplo de carteira de trabalho digital. (Foto: Divulgação)

Se você já tem a carteira antiga, não há necessidade de trocar a sua tradicional. Ela continua válida.

Caso seja essa a sua primeira carteira ou você precise de uma 2ª, aí sim você terá a validação através do sistema e a impressão de uma carteira digital.

Como tirar minha carteira?

Você precisa de um documento de identidade (com foto), além da Certidão de Nascimento (a menos que seu documento de identidade contenha sua naturalidade) e Certidão de Casamento.

O que achou dos benefícios da Carteira de Trabalho Digital? Compartilhe as informações!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Carteira de Trabalho Digital: entenda como funciona

Comente