Deferimento do pedido INSS: entenda o que significa

O trabalhador pode acompanhar pelo site do INSS qual a atual situação do seu pedido

Este artigo tem como objetivo ajudar você a compreender o que significa um desses termos bastante ouvidos entre aqueles que desejam ser beneficiários da Previdência Social, como é o caso de deferimento do pedido INSS.

Deferimento de pedido de benefício pode ser consultado pela internet no site do INSS

O status do pedido de benefício INSS pode ser consultado pela internet. (Foto: Divulgação).

Alguns termos utilizados por agências ou até mesmo bancos como respostas de solicitações podem parecer estranhos e até mesmo incompreensíveis para alguns. O que pode dificultar o entendimento sobre o acesso a determinados direitos, por exemplo.

Entender o que significa deferimento do pedido INSS pode ajudar o cidadão a reivindicar aquilo que lhe é de direito e ainda agilizar na tomada das decisões necessárias como, por exemplo, reunir todos os documentos importantes para dar entrada em algum benefício da Previdência.

O que significa deferimento do pedido INSS?

Quando o cidadão, na posse dos seus direitos trabalhistas, decide fazer alguma solicitação junto ao INSS sobre os benefícios por este oferecidos, ele pode ter o pedido deferido ou indeferido, após aquela solicitação passar uma análise pelos profissionais da Previdência Social.

Após a solicitação de algum benefício, como a própria aposentadoria, por exemplo, e depois de apresentar a documentação exigida, o cidadão pode acompanhar o resultado do pedido pelo site oficial do INSS.

Para ter acesso aos dados e a resposta da Previdência ao pedido feito, basta o cidadão acessar o site e, após apresentar os dados solicitados, ele terá acesso a resposta, isto é, se houve o deferimento do pedido INSS. Caso sim, significa que foi concedido (aceito), isto é, que ele terá direito ao recebimento do pedido solicitado.

O termo deferido, caso seja consultado em qualquer dicionário, também pode ser sinônimo de “concessão”, “atendido”, “procedente”, entre outros que indiquem um parecer favorável à solicitação feita pelo cidadão.

Sendo assim, fica claro perceber que indeferido é exatamente o contrário de deferido, ou seja, que o pedido não foi aceito pela Previdência social.

Como acompanhar o pedido no site e saber se foi deferido?

Como dito acima, para fazer o acompanhamento da solicitação do pedido junto ao INSS, basta acessar o site oficial e seguir os seguintes passos:

1 – Na página inicial do site do INSS, clique no botão “Consulta de situação do benefício”, localizado na coluna à esquerda da tela.

2 – Em seguida, já na nova página que será aberta, o usuário deve precisar agora o botão amarelo em que diz: “Acompanhar pedido”.

3 – Já na tela seguinte, o usuário deve preencher nos campos solicitados informações como nome, CPF e data de nascimento e, assim entrar no sistema para averiguar se houve o deferimento do pedido INSS que tenha sido solicitado.

Situações do pedido

É possível que o cidadão se depare, durante a verificação da situação do pedido, com alguns dos termos abaixo:

  • Pré-habilitado;
  • Habilitado;
  • Deferido;
  • Indeferido.

Pré-habilitado

Caso o cidadão se depare com a situação de pré-habilitado em seu pedido junto ao INSS, significa que sua solicitação está ainda aguardando a análise.

Habilitado

A situação de Habilitado significa que o pedido feito pelo cidadão já está sendo analisado pelo INSS, e que ele ainda deverá aguardar até que esta análise seja concluída para só assim, ter a confirmação se o pedido foi ou não deferido.

Deferido

Como já dito anteriormente, significa que, após ter sido analisado, o pedido foi concedido ao solicitante.

É importante frisar que em alguns casos o cidadão pode encontrar a seguinte situação: deferido parcialmente. Isso significa dizer que a solicitação não foi atendida em sua totalidade. Esse fato é comum de acontecer com relação aos pedidos de aposentadoria que exigem uma análise mais apurada pelo excesso de detalhe e complexidade de cada caso.

O deferimento parcial também pode ocorrer quando o solicitante fez vários pedidos de benefícios diferentes junto ao INSS, e apenas um ou alguns deles foi aceito.

Mas, ainda assim, em ambos os casos, o solicitante pode recorrer sobre a parte da solicitação que não foi aprovada, apresentando todos os argumentos e documentos comprobatórios que são exigidos em cada caso, ou seja, para cada benefício oferecido pela Previdência social.

Indeferido

Após a análise da solicitação feita pelo INSS, foi constatado que o cidadão não possui direito ao benefício solicitado. Neste caso, o cidadão tem o direito de solicitar uma copia da análise do seu pedido junto à Previdência Social para entrar com um pedido de recurso.

Neste recurso, o requerente deve apresentar as razões pelas quais considera que o INSS deve reaver a decisão e reconsiderar o pedido feito.

Alguns dos benefícios que podem ser solicitados pelo trabalhador:

Entre outros benefícios que são oferecidos pela Previdência social.

Restou alguma dúvida sobre o que significa Deferimento do pedido INSS? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Deferimento do pedido INSS: entenda o que significa

Comente