Perdi o cartão do PIS. Como fazer outro (tirar a segunda via)?

Conheças as principais funções do Cartão Cidadão!

Perdi o cartão do PIS e preciso fazer o saque do meu abono salarial!  Situações como essa acabam sendo muito mais comum do que imaginamos. Por isso, para facilitar esse processo burocrático, o primeiro passo é saber como retirar a 2º via do seu cartão cidadão! E esse é exatamente o tema principal deste artigo de hoje!

Solicitar a segunda via do cartão do PIS não é um bicho de sete cabeças.

Você perdeu o cartão do PIS? Descubra como resolver o problema. (Foto: Divulgação)

Mas o que é o cartão do PIS?

Mais conhecido como Cartão Cidadão, a sua importância está relacionada ao acesso de serviços e benefícios trabalhistas.  Por ser uma ferramenta de uso vinculada Caixa Econômica Federal, os recursos disponibilizados acabam sendo consultados nessa mesma instituição federal. Contudo, vale lembrar que esse cartão também pode ser utilizado em outras instituições como as casas lotéricas, por exemplo.  Em relação aos benefícios contemplados, os principais são:

 Quem pode tirar o cartão cidadão?

Sem nenhum custo para ser emitido, como você deve ter percebido, são inúmeras as finalidades para ter esse cartão em mãos. Porém, resta uma dúvida: QUEM PODE TIRÁ-LO?

Por está vinculado aos benefícios trabalhistas, que mencionamos no tópico anterior, é um direito de todo trabalhador que esteja sobre o regime CLT ter o Cartão Cidadão, uma vez que essa “ferramenta” será essencial para a contemplação dos recursos promovidos.

Perdi o cartão do PIS. O que eu faço?

Perder os cartões da vida é aquele tipo de experiência que ninguém gosta de passar, ainda mais se for por motivo de roubo. Mas como somos seres- humanos e esse tipo de situação faz parte da nossa jornada, a primeira coisa que você deve saber é que no caso do Cartão Cidadão, há 03 formas de recuperá-lo, que são as seguintes:

Indo a uma agência da Caixa Econômica Federal

Ao ir até uma Agência da Caixa para solicitar a segunda via do seu cartão cidadão, é importante que você tenha em mãos os  número do NIS, PIS ou PASEP, CPF, documento de identificação com foto, que pode ser sua Carteira de Trabalho, CNH ou RG.

Pelo telefone

Para não enfrentar filas, uma opção prática de ter a segunda via do seu Cartão Cidadão é por meio do telefone 0800-726-0101.  Assim, como a emissão é realizada na Agência da Caixa, os documentos  de identificação serão os mesmos.

Prazo

Em relação ao prazo para o recebimento, é esperado que a sua segunda via fique pronta entre 15 e 30 dias.

Cadastro da senha

Após o seu Cartão Cidadão chegar, o próximo passo é ligar no número 0800 726 0207, para que o cadastro na lotérica seja habilitado. Depois disso, você deverá ir até uma Agência da Caixa com o cartão e um documento de identificação para que, assim, a sua nova senha seja cadastrada.

Conheça alguns dos principais benefícios

Agora que você já sabe como tirar a 2º via do seu Cartão Cidadão, para não esquecer a sua importância, saiba quais são os principais benefícios quem podem ser consultados por ele:

FGTS

Presente no holerite de todos trabalhadores com carteira assinada, boa parte do significado dessa sigla é explicado quando sabemos o que cada letra representa. Dessa forma, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), como o próprio nome diz, é um recurso que tem o propósito de garantir a proteção do trabalhador.  Isso acontece por meio de um depósito de 8% que os empregadores precisam fazer todos os meses.  Assim, caso você seja demitido sem justa causa, por direito, o saque desses depósitos poderão ser realizados.

Seguro desemprego

Podendo ser pago em um período que varia entre três a cinco meses, o Seguro- Desemprego é um benefício destinado a todos os trabalhadores demitidos sem justa causa dentro das seguintes situações:

  • Ter no mínimo 12 meses trabalhados na primeira solicitação, 9 meses na segunda e 6 meses na terceiro.

É importante lembrar que o número de parcelas desse benefício pode ser diferente dependendo da solicitação. Isso significa que:

  • Na primeira solicitação, para contemplar as 4 parcelas, será necessário que o  trabalhador  tenha no mínimo 12 meses trabalhados. Agora, para o recebimento de 5 parcelas, o pré- requisito é de 24 meses trabalhados.
  • Na segunda solicitação, será necessário ter ao menos 9 meses de vínculo empregatício para receber 3 parcelas.  12 meses de vínculo empregatício para 4 parcelas e 24 meses para  5 parcelas.
  • Na terceira solicitação, para receber 03 parcelas o trabalhador deverá comprovar no mínimo 6 meses trabalhados, 4 parcelas 12 meses e 5 parcelas 24 meses.

Abono salarial

Outro benefício que exigirá o Cartão Cidadão é o abono salarial.  Podendo equivaler o valor máximo de um salário mínimo, esse recurso foi criado a fim de beneficiar todo cidadão que esteja cadastrado por pelos menos 05 anos no PIS.  Além desse pré-requisito, é exigido também que o cidadão tenha:

  • Recebido até dois salários mínimos durante o ano-base,
  • Ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias,
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do ano-base considerado.

Mas o que é a RAIS?

Essa é outra sigla que gera confusão, contudo não há nenhuma complexidade em relação ao seu significado. Logo, a RAIS nada mais é do que uma relação das informações do trabalhador enviada pela empresa empregadora ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Outro ponto importante do abono salarial, é que os valores tendem a ser diferentes de acordo com meses e dias trabalhados.  Para realizar o saque sem o cartão cidadão é necessário que você vá até uma unidade da Caixa portando um documento de identificação com foto.

Abaixo veja uma tabela que demonstra a diferença dos valores em relação a quantidade de meses e dias trabalhados:

Fonte: Caixa Econômica Federal

O que você achou do artigo “Perdi o cartão do PIS”? Conseguiu tirar as suas dúvidas? Compartilhe com a gente a sua opinião e fique por dentro deste portal!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 20

Perdi o cartão do PIS. Como fazer outro (tirar a segunda via)?

Comente