Como solicitar seguro desemprego pela internet? Aprenda aqui!

Aprenda o passo a passo de como fazer o requerimento do benefício online.

Para facilitar a vida de milhões de trabalhadores brasileiros, o Ministério do Trabalho resolveu criar um serviço que possibilita solicitar seguro desemprego pela internet. Em apenas alguns cliques é possível dar entrada nesse benefício. Confira mais detalhes!

O seguro desemprego foi criado com o objetivo de amparar o trabalhador durante o período de desemprego. A quantia é paga em três ou cinco parcelas, de acordo com o tempo de trabalho com carteira assinada do cidadão.

É bem simples solicitar seguro desemprego pela internet.

O Ministério do Trabalho está facilitando o acesso ao seguro desemprego. (Foto: Divulgação)

Até pouco tempo atrás, era preciso agendar atendimento no posto do Sine mais próximo, preencher um formulário e entregar os documentos necessários para dar entrada no seguro desemprego. Entretanto, a partir do dia 21 de novembro, já está liberado o serviço de solicitação online de seguro desemprego.

O que muda com o pedido de seguro desemprego pela internet?

Antes, o cidadão precisava comparecer ao Sine para solicitar o benefício e, na sequência, aguardar 30 dias para começar a receber o dinheiro. Com o serviço online, o pedido pode ser feito de forma imediata pela internet, ou seja, não será mais necessário procurar um posto de atendimento do Sine.

Após preencher o formulário online de seguro desemprego, o trabalhador terá que aguardar 30 dias para receber a primeira parcela do benefício.

A possibilidade de solicitar seguro desemprego pela internet não muda a necessidade de comparecer ao Sine. O trabalhador deve se dirigir, pessoalmente, à agência mais próxima, a fim de evitar fraudes. Uma vez que o formulário já foi preenchido pela internet, o atendimento será muito mais rápido.

Como solicitar seguro desemprego pela internet?

Primeiro é necessário acessar o site Emprega Brasil. Na sequência, o trabalhador deve preencher o cadastro no site, no âmbito da ferramenta Cidadão.br. Somente dessa forma o acesso será autenticado e seguro.

O cadastro solicita algumas informações, como CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado de nascimento. Se as informações estiverem de acordo com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), o trabalhador terá que responder algumas perguntas sobre os seus empregos anteriores. Para não cometer erros, vale a pena ter em mãos a carteira de trabalho.

O trabalhador só precisa preencher um formulário online. (Foto: Divulgação)

Ao acertar pelo menos quatro das cinco questões, o usuário receberá uma senha provisória. A mesma deverá ser alterada no primeiro acesso.

Depois de fazer o cadastro, é preciso voltar à página inicial do Emprega Brasil, conferir a lista de serviços e clicar na opção “Solicitar Seguro Desemprego”.

O cadastro online de seguro desemprego é dividido em oito partes. O formulário pede:

  • Informações pessoais
  • Informações profissionais
  • Vagas de emprego
  • Cursos de qualificação

O trabalhador, após informar esses dados, será direcionado para uma página que permite colocar as informações acadêmicas e profissionais de maneira mais detalhada. A partir desses dados, ele também poderá buscar por vagas de emprego na plataforma Emprega Brasil.

Também existe a possibilidade de manifestar interesse por cursos de qualificação profissional, caso o trabalhador queira se atualizar gratuitamente para o mercado de trabalho.

Ao fim de todas as etapas, só é preciso confirmar a solicitação de seguro desemprego pela internet e agendar o atendimento presencial.

Agora você já sabe solicitar seguro desemprego pela internet. Restou alguma dúvida? Deixe um comentário.

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