Como desbloquear cartão cidadão? Passo a passo

Saiba como desbloquear, adquirir e receba algumas dicas do seu cartão social!

O Cartão Cidadão é um cartão magnético concedido pela Caixa Econômica Federal aos cidadãos que estão trabalhando ou já trabalharam no regime de CLT. Com esse cartão fica mais fácil fazer consultas e saques dos benefícios sociais e trabalhistas. Mas antes de usá-lo, é preciso desbloquear o cartão cidadão.

O cartão também é conhecido por diversos nomes: cartão do FGTS, cartão do Bolsa Família, cartão do seguro desemprego, cartão do PIS, cartão do Bolsa Escola, entre outros, porém a função é a mesma.

Desbloquear cartão cidadão para sacar benefício

O cartão cidadão é da Caixa Econômica Federal. (Foto: Divulgação).

Continue no artigo para saber mais sobre como desbloquear, quem tem direito, como adquirir o cartão e outras curiosidades.

Como desbloquear cartão cidadão

O primeiro passo que deve ser feito ao receber o cartão cidadão é fazer o desbloqueio, pois sem essa operação, ele não estará ativo e o usuário não conseguirá fazer os saques e consultas no banco da Caixa Econômica Federal.

Mas não se preocupe, o processo é bem simples!  Basta ligar no telefone 0800 726 0207, algumas opções serão oferecidas no menu, mas é preciso escolher a opção “Desbloqueio do cartão cidadão” que a ligação será direcionada para um atendente.

Ao ser atendido por um funcionário, ele irá confirmar alguns dado pessoais antes de fazer o desbloqueio. Esse procedimento ocorre por questões de segurança, para que o cartão não corra o risco de estar em mãos que não sejam do dono. Para confirmar e fazer o desbloqueio corretamente serão pedidos alguns documentos, então é importante que tenha tudo em mãos para que o processo seja mais rápido. Veja quais são os documentos:

  • CPF
  • Número da carteira de trabalho
  • Título de eleitor
  • RG

Dicas para não ter problemas em seu primeiro saque

Após ter feito todo o procedimento para desbloquear cartão cidadão, ele demora um dia para poder ser ativado e só aí poderá utilizar.

Então não deixe para desbloqueá-lo no dia em que for utilizar o cartão, já que alguns saques de benefícios tem um prazo limite para serem feitos. A dica é para realizar o processo de desbloqueio assim que receber o cartão cidadão em casa.

Para que não tenha nenhum problema ao realizar o primeiro saque ou consulta, a dica é fazer um teste antes do prazo de retirada do seguro desemprego, por exemplo. Vá em um caixa eletrônico da Caixa Econômica e simule um saque para ter certeza de que o cartão está ativo e funcionando corretamente, evitando assim, futuros problemas.

Para que serve o Cartão Cidadão

Como já sabemos ele serve para permitir que o cidadão faça os saques e as consultas diretamente em um caixa eletrônico da Caixa Econômica. Mas se podemos fazer essas mesmas funções diretamente no caixa, por quê é preciso ter o cartão?

Ele não é obrigatório. Todo dinheiro/abono que for de direito do cidadão, poderá ser sacado com ou sem o Cartão Cidadão. Mas ele foi feito para facilitar e agilizar esse processo, para que ele possa ser feito em um caixa eletrônico e fazer com que o cliente não precise esperar muito pelas filas da agência. Além do mais, nos caixas eletrônicos é possível realizar várias funções, todas relacionadas a benefícios sociais e de direito do trabalhador.

Além de tudo, com o Cartão Cidadão é possível realizar transações em canais de pagamentos que são autorizados pela Caixa sem ser necessário ir a uma agência, realizando tudo através de aplicativo ou pelo site.

Quem pode adquirir o seu cartão

O Cartão Cidadão é para facilitar o saque de quem recebe algum tipo benefícios (como bolsa família, por exemplo) pela Caixa Econômica, para quem tem o FGTS provisionado, para quem saca o rendimento do PIS e quem está recebendo seguro desemprego.

Para quem possui conta individual na Caixa, tem os benefícios sociais ou trabalhistas depositados automaticamente, sem precisar fazer o uso do Cartão Cidadão.

Lembrando que para algumas operações, como consulta de saldo, não é necessário ter o cartão, basta se informar direto no caixa da Caixa Econômica.

Como solicitar o Cartão Cidadão

Se você se enquadra nas pessoas que necessitam utilizar o Cartão Cidadão, saiba que o processo para solicitá-lo também é bem simples.

Antes de fazer a solicitação o cidadão precisa ser cadastrado no PIS/PASEP. Isso acontece a primeira vez que a pessoa trabalha no regime CLT, ficando por conta da empresa realizar o primeiro cadastro.

Também é preciso ter em mãos o número do NIS (Número de Identificação Social), que é um número de registro individual que identifica o vínculo empregatício do cidadão com a Previdência ou à algum benefício social com a Caixa Econômica. E por último, ter os dados pessoais atualizados nos registros da Caixa. Então, é só ligar no telefone 0800-726-0207 ou ir diretamente à uma agência da Caixa.

Vale lembrar que se o cidadão já tem algum cartão referente a programas sociais do governo, como o Bolsa Família, não será permitido emitir o Cartão Cidadão. Não é necessário emitir um cartão social para sacar um benefício do governo e outro para sacar um benefício trabalhista, já que eles podem ser feitos no mesmo cartão.

Outra dica é que o Cartão Cidadão é gratuito, então fique atento a qualquer tipo de cobrança pois pode ser algum golpe.

Restou alguma dúvida? Para mais informações acesse o site da Caixa ou deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como desbloquear cartão cidadão? Passo a passo

Comente