Aplicativo FGTS Fácil: aprenda a baixar e usar

Aplicativo permite consultar saldos e calendário de saques com apenas alguns cliques

Com o objetivo de facilitar a vida do trabalhador, a Caixa Econômica Federal criou o Aplicativo FGTS Fácil. Utilizando um dispositivo móvel, o usuário pode ter acesso a todas as informações referentes ao seu Fundo de Garantia sem precisar sair de casa e de forma totalmente gratuita.

Aplicativo FGTS fácil de usar e bem mais prático do que consultas pelo computador

Aplicativo conta com diversas facilidades para os beneficiários do INSS. (Foto: Divulgação).

Por meio do Aplicativo FGTS Fácil o usuário pode consultar o seu extrato, podendo acompanhar, dessa forma, os depósitos que são realizados em sua conta.

Além disso, o aplicativo oferece outras funções como o Calendário de Inativos, o acesso a informações e dúvidas frequentes, localização da agência mais próxima pelo sistema de GPS do APP, além de possibilitar a atualização de dados cadastrais.

A Caixa Econômica Federal oferece o Aplicativo em versões para dispositivos móveis como Android, IPhone e Windows Phone e para tablets. Para ter acesso ao aplicativo é muito simples, e basta apenas consultar a loja de aplicativos do seu dispositivo que pode ser o Google Play, o App Story ou Windows Store.

Como baixar o Aplicativo FGTS Fácil

Para instalar o APP FGTS é fácil e rápido. Veja abaixo:

1 – Ao acessar a loja de aplicativos do dispositivo móvel, o usuário deve digitar no campo de busca o nome do APP, o FGTS Fácil. Em seguida ele deve pressionar o botão “instalar” e aceitar as condições de uso;

2 – Após finalizar a instalação, o usuário deve clicar em “Abrir” para entrar no Aplicativo FGTS Fácil.

3 – Para iniciar a utilização do APP, o usuário deve ir em “Primeiro passo” para preencher as informações de cadastro como: nome, data de nascimento, título de eleitor, RG, entre outros. Em seguida, uma senha de acesso deverá ser criada, a fim de garantir maior segurança para o usuário.

4 – Após realizar este procedimento, basta informar o número do NIS/PIS e a senha criada. É com base naquele número que o sistema reconhece e atualiza todas as informações referentes ao usuário. O número do NIS/PIS pode ser encontrado na carteira de trabalho ou cartão cidadão, caso possua.

Como utilizar o Aplicativo FGTS Fácil

A interface do Aplicativo FGTS Fácil é muito amigável, o que torna a navegação pelas opções oferecidas muito simples. Ao entrar no APP com o número do NIS/PIS e a senha, o usuário terá acesso a todas as funções oferecidas pelo aplicativo.

Na primeira página do Aplicativo, o usuário irá encontrar as opções de “Consultar Extrato”, “Calendários Inativos”, “Dúvidas Frequentes”, além da função de Configuração da conta, o ícone “sobre”, que trata das informações a respeito do APP, bem como o item “Avalie-nos”, para fazer avaliação do aplicativo.

Consultar Extrato

Para fazer consulta ao Extrato da conta, basta clicar no ícone sobre o tema, que logo outra tela será aberta. Nesta, serão apresentados o saldo do usuário, os lançamentos na conta feitos pelo empregador nos últimos seis meses, além de ser possível acompanhar débitos e obter informações sobre futuros lançamentos.

Calendário Inativos

A consulta do Calendário para inativos também é muito simples. Ao clicar no link que indicativo para esta opção, o usuário terá acesso às datas dos saques para os trabalhadores inativos. Isso significa que o calendário só estará disponível no aplicativo quando o Governo disponibilizar as datas para o saque.

A conta inativa ocorre quando o trabalhador deixa um emprego e a conta do Fundo deixa de ter movimentação, ficando assim inativa. E são apenas dessas contas que poderão ser realizados saques.

Dúvidas Frequentes

Já na função Dúvidas Frequentes também disponível no Aplicativo FGTS Fácil o usuário pode encontrar as uma série de informações que representam as dúvidas mais recorrentes dos usuários, quem podem também serem as mesmas que possui, podendo assim saná-las de forma fácil.

Algumas das perguntas e respostas apresentadas pelo Aplicativo são sobre dificuldades de acesso à conta pelo aplicativo, ou sobre dados que dizem respeito à própria conta. Veja algumas delas:

  • Por que preciso informar tantos dados para efetuar meu cadastro?
  • Informa que tenho pendências, mas recebi corretamente, por quê?
  • Por que meu acesso está bloqueado?

Entre outros questionamentos que podem ajudar ao usuário a entender melhor o funcionamento do aplicativo, bem como sobre o próprio Fundo de Garantia, considerando que as dúvidas a respeito ainda sejam bastante comuns.

Outras vantagens

O Aplicativo FGTS Fácil, além de trazer todas essas facilidades para o usuário, ainda contribui para um meio ambiente mais sustentável. Isso porque ele permite que o usuário consulte todas as informações necessárias sem que precise imprimir.

O aplicativo possibilita que os dados sejam salvos no formato PDF e que o usuário possa encaminhar, pelo próprio aplicativo, o documento para o seu endereço e e-mail. Assim, ele poderá salvar as informações e ter acesso a elas sempre que preciso.

Além disso, como já dito anteriormente, caso o usuário necessite de algum atendimento presencial, o APP também informa qual a agência mais próxima para que ele tenha mais comodidade no atendimento.

Restou alguma dúvida sobre como utilizar o Aplicativo FGTS Fácil? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Aplicativo FGTS Fácil: aprenda a baixar e usar

Comente