Extrato FGTS: passo a passo para fazer a consulta online

O trabalhador pode acessar o Extrato do FGTS pelo site, aplicativo ou telefone

O Fundo de Garantia é uma conta na Caixa Econômica Federal, composta por um valor de depósitos mensais feitos pelas empresas onde o trabalhador já foi ou é registrado em carteira. Esse valor, corresponde a 8% do salário do funcionário. E é através desses depósitos que o Extrato FGTS é gerado.

No extrato do FGTS constam datas e valores dos depósitos feitos pelas empresas. (Foto: Divulgação).

Porém, embora seja de responsabilidade do empregador a realização dos depósitos mensais, os empregados podem acompanhar todas as movimentações e valores desse Fundo, por meio da consulta ao extrato FGTS. Para tanto, a Caixa Econômica Federal oferece alguns serviços que possibilitam essa consulta.

Veja a seguir como ter acesso ao seu extrato FGTS!

Como consultar o Extrato FGTS

Realizar a consulta ao extrato é fundamental para que o trabalhador possa acompanhar todas as informações sobre sua conta, como é o caso do saldo, dados cadastrais e dos lançamentos realizados pelo empregador dos últimos seis meses.

Além disso, por meio do extrato FGTS é possível ter acesso aos dados cadastrais do empregador, bem como a data do último lançamento do valor estipulado e possíveis débitos que possam existir. Isso possibilita ao trabalhador ter o controle sobre o FGTS que é um direito previsto em Lei.

E a consulta ao extrato FGTS é muito fácil e pode ser feita de diversas formas como dito acima. Uma dela é pela internet, através do site oficial da Caixa Econômica Federal. Mas, para ter acesso a sua conta pessoal, é necessária a realização de um cadastro no site para a criação de uma senha.

Cadastro no Site

Para fazer o cadastro, siga os passos abaixo:

1 – Ao acessar a página oficial da Caixa, o usuário deve clicar no botão “Benefícios e Programas”. Em seguida escolher a opção “FGTS”;

2 – Já na próxima página que será aberta, basta descer um pouco a barra e clicar no link localizado à direita tela em que diz “Extrato do FGTS”;

3 – Na página que será aberta, o usuário deverá informar o número do NIS/PIS e em seguida clicar no botão “cadastrar senha”.

4 – Após ler o regulamento e clicar em “Aceito”, o usuário será encaminhado para uma nova página onde deverá preencher sobre os dados pessoais, incluindo o número do título de eleitor.

5 – O usuário, em seguida, deve informar uma senha de até oito dígitos.

6 – Após realizar esse procedimento, já é possível acessar o Extrato FGTS digitando nos campos indicados o número do NIS/PIS e a senha recém criada.

É possível também acessar o Extrato FGTS utilizando esta senha criada no site através do aplicativo criado com esse objetivo, ou seja, possibilitar ao usuário o acesso fácil e prático ao Extrato, utilizando qualquer dispositivo móvel ou um tablet.

Como utilizar o APP para ter acesso ao Extrato FGTS

O APP FGTS, chamado APP Trabalhador, foi criado para permitir que o trabalhador possa ter acesso ao seu FGTS em qualquer lugar, de forma ainda mais prática. Por meio do aplicativo, é possível consultar valores, acompanhar informações sobre depósitos, atualizar dados cadastrais e ainda localizar agências mais próximas para atendimento.

Utilizar o APP trabalhador ainda contribui com o meio ambiente, pois não há a necessidade de imprimir o extrato. É possível que as informações deste sejam salvas no formato PDF e encaminhadas diretamente para o endereço de e-mail do usuário.

Para baixar o aplicativo é muito simples. Veja abaixo:

1 – Acesse a loja de aplicativos seu dispositivo móvel. Pode ser o Google Play, o App Store ou o Windows Store;

2 – No campo de pesquisa da loja de aplicativos, o usuário deve digitar APP Trabalhador e em seguida clicar em instalar. É necessário aceitar as condições para o download.

3 – Após finalizar a instalação, clique no botão “Abrir” e informe o número do NIS/PIS e a senha criada no cadastro realizado no site oficial da Caixa Econômica.

Outra forma de consultar o Extrato FGTS

Além da utilização da internet ou aplicativo para consultar o Extrato FGTS, ainda é possível ter acesso a este serviço por meio do Telefone PIS, disponibilizado pela Caixa Econômica.

Telefone PIS

A central telefônica exclusiva para atendimentos a respeito do PIS é também mais uma ferramenta por meio da qual o trabalhador poder ter acesso ao Extrato FGTS. Para tanto, basta fazer a ligação gratuita para o número: 0800 – 726 – 0207.

É importante que o interessado esteja com o número do NIS/PIS em mãos além dos demais documentos de identificação que serão solicitados durante a ligação, como o RG e CPF, bem como o título de eleitor.

Caso o trabalhador não saiba o número do NIS/PIS é possível utilizar o Cartão Cidadão para consultar este número, pois está registrado naquele Cartão.

O Cartão Cidadão serve para que o trabalhador tenha acesso aos benefícios sociais e trabalhistas.

Restou alguma dúvida sobre como consultar o Extrato FGTS? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Extrato FGTS: passo a passo para fazer a consulta online

Comente