Saque em Conta Inativa do FGTS: saiba como fazer!

Se você está interessado em fazer um saque em conta inativa do FGTS, provavelmente já percebeu que está se falando muito sobre o assunto atualmente, certo?

Apesar de o governo ainda não ter deixado claro quais serão os critérios utilizados na hora do saque, sabe-se que o trabalhador nascido em janeiro já poderá fazer a retirada em fevereiro. Quem nasceu em fevereiro poderá fazer em março, e assim sucessivamente.

O Governo liberou o saque do FGTS de contas inativas. (Foto: Divulgação)

Quer saber mais sobre como vai funcionar o saque em conta inativa do FGTS em 2017? Então fique com a gente no texto de hoje!

O que é uma conta inativa do FGTS?

Em primeiro lugar, temos que contextualizar o leitor que não está por dentro do tema: sempre que uma pessoa é contratada por uma empresa, uma nova conta vinculada ao FGTS é aberta. Quando o contrato acaba, ela é fechada e, no próximo emprego, uma nova conta precisa ser criada.

Seguindo essa lógica, não é difícil perceber que um trabalhador deve “colecionar” algumas contas FGTS durante a vida.

O problema é que, se a demissão é por justa causa ou solicitada pelo funcionário, ele não resgata o dinheiro imediatamente. Este, por sua vez, continua na conta, rendendo juros.

A liberação do dinheiro do FGTS tem como objetivo fazer a economia girar. (Foto: Divulgação)

Consulta ao saldo da conta inativa do FGTS

O primeiro passo do cidadão interessado em realizar saques em contas inativas do FGTS é verificar se ele possui saldos disponíveis.

Para isso, basta cadastrar uma senha no site da Caixa — usando o seu NIS (PIS/PASEP) e utilizá-la para verificar o seu saldo.

Pré-requisitos para sacar

Ao contrário do que acontecia anteriormente, o governo anunciou que o trabalhador não precisará estar há 3 anos sem carteira assinada para ter direito ao saque em conta inativa do FGTS.

As contas inativas que datam até 31 de dezembro de 2015 poderão ser resgatadas normalmente. O único pré-requisito, como já foi citado, é o fator de organização que leva o aniversário do trabalhador como critério de viabilização de saque (nascidos em janeiro poderão sacar em fevereiro, nascidos em fevereiro poderão sacar em março e assim por diante).

Segundo Michel Temer, que anunciou a novidade ainda em dezembro de 2016, não haverá um teto para o saque. Além disso, o presidente também comentou que cerca de 10.210 trabalhadores serão beneficiados com a novidade.

Como fazer saque em conta inativa?

Em breve a Caixa divulgará um calendário de pagamento de FGTS inativo. (Foto: Divulgação)

Se você já encontrou saldo a ser sacado em uma conta inativa, o próximo passo provavelmente será dirigir-se a uma agência da Caixa Econômica Federal com o cartão do cidadão e sua senha ou cartão de inscrição PIS/PASEP.

Apesar disso, é necessário seguir critérios que serão divulgados em um cronograma do governo a partir do primeiro dia de fevereiro.

Novas regras do FGTS 2017 – Reforma trabalhista

As outras novas regras do FGTS 2017 anunciadas pelo governo federal também despertaram muita atenção do público nos últimos meses.

De acordo com elas, as empresas passam a depositar, mensalmente no Fundo de Garantia, 8% do salário de cada empregado. Esse montante será utilizado pelo FGTS para aplicações financeiras — 50% dos juros serão redistribuídos.

Restou alguma dúvida sobre como será o saque em conta inativa do FGTS? Então deixe um comentário abaixo! Responderemos o mais rápido possível.

1 comentário

  • sunamita pereira de olieira sirqueira:

    sacar fgts inativo que n consta na carteira .

    Responder

Comente