Prova de Vida INSS: veja como fazer a renovação da senha!

Se você está com dúvidas sobre a prova de vida INSS descubra como e quando realizar o seu recadastramento!

O Brasil tem um grande número de aposentados: mais de 19 milhões de pessoas. Portanto, é comum surgirem dúvidas, como é o caso da Prova de Vida INSS. O procedimento precisa ser realizado anualmente.

Até novembro, 6,5 milhões de segurados não tinham realizado a prova de vida. Dos 34 milhões de beneficiários do INSS, 28 milhões já cuidaram de fazer o procedimento.

A Prova de Vida INSS é um procedimento obrigatório.

Para continuar recebendo o benefício, é necessário realizar a prova de vida. (Foto: Divulgação)

A data limite para renovação era de 31 de dezembro de 2017. Contudo, o INSS resolveu por prorrogar o prazo até 28 de fevereiro de 2018.

O procedimento, considerado obrigatório, é uma forma de assegurar os benefícios de quem realmente tem direito e manter os seus dados atualizados. Ele é direcionado a todos os aposentados ou pensionistas que recebem do INSS por conta corrente, conta poupança ou cartão magnético.

Em relação aos prazos, é muito importante ficar atento às suas datas. A não atualização impede que o aposentado ou pensionista receba o benefício.

Mas como fazer a renovação da Prova de Vida INSS?

A prova de vida INSS é um procedimento obrigatório e anual.  Para que o beneficiário faça o procedimento, é necessário apenas que o mesmo vá até a sua agência bancária e leve documentos de identificação com foto. São aceiros: carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, passaporte, entre outros.

Como  fazer a renovação da senha ?

O beneficiário deve ir à agência do seu banco pagador, onde recebe o a sua aposentadoria ou pensão. A renovação da senha é necessária para que o mesmo comprove que está vivo. Além disso, é importante lembrar também que é desnecessária a ida do aposentado ou pensionista à alguma agência da Previdência Social!

Por que o beneficiário deve fazer esse procedimento?

O aposentado ou pensionista que não realizar a prova de vida INSS, com atualização dos seus dados, poderá ter o seu benefício suspenso até regularizar a sua prova de vida.

A renovação da senha deve ser feita na agência bancária. (Foto: Divulgação)

E para os beneficiários que não podem ir até as agências bancárias por motivos de doença?

Caso o beneficiário possua alguma limitação física que o impeça de ir à agência bancária, o mesmo deverá realizar a sua comprovação de vida por meio de um procurador cadastrado ou representante legal. Agora, se o responsável por atualizar os dados for o procurador, é necessário que ele vá até uma Agência da Previdência Social com a procuração e o atestado que comprove a incapacidade de locomoção do beneficiário.

Quais são as datas para esse procedimento?

O prazo para a prova de vida do INSS vai até 28 de fevereiro de 2018.

Como funciona para quem mora no exterior?

Assim como há pessoas incapacitadas de irem por alguma limitação física, há aquelas que não podem ir por não morarem no Brasil. Nesse caso, elas deverão recorrer a um procurador cadastrado no INSS ou documento de prova emitido pelo consulado.

Agora que você sabe como realizar a prova de vida, fique atento aos prazos para não correr o risco de ter o seu benefício suspenso!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Prova de Vida INSS: veja como fazer a renovação da senha!

Comente