Benefícios do INSS para pessoas com câncer: descubra quais são

O Instituto Nacional do Seguro Social ampara os segurados doentes. Entenda melhor quais são os benefícios do INSS para pessoas com câncer e veja o passo a passo de como requerer.

Homens e mulheres diagnosticados com câncer geralmente não podem continuar trabalhando. Precisam dar uma pausa na carreira para realizar o tratamento e buscar a cura da doença. Nesse período longe do mercado de trabalho, a Previdência Social ampara os segurados com os seus benefícios.

Os benefícios do INSS para pessoas com câncer são concedidos por incapacidade.

Pessoas com câncer podem solicitar benefícios por incapacidade. (Foto: Divulgação)

Principais benefícios do INSS para pessoas com câncer

O paciente, diagnosticado com câncer, pode solicitar um dos benefícios por incapacidade do INSS. Essa categoria inclui, basicamente, auxílio doença, aposentadoria por invalidez e auxílio acidente.

Os direitos do segurado com câncer são os mesmos de qualquer cidadão doente e incapaz de continuar trabalhando. A Previdência Social não assegura qualquer tipo de benefício “extra” às pessoas que estão enfrentando o diagnóstico de tumor maligno.

A escolha do benefício do INSS depende do grau de incapacidade. Se a incapacidade for parcial, a Previdência libera o auxílio doença. Por outro lado, se o problema for definitivo e totalmente incapacitante, é concedida a aposentadoria por invalidez.

O auxílio doença é um benefício provisório, que ampara o segurando financeiramente enquanto ele estiver enfrentando o difícil tratamento contra o câncer. Assim que ele estiver totalmente recuperado, deixa de receber o benefício e volta a trabalhar normalmente.

Em virtude do câncer, muitos trabalhadores acabam inválidos e não conseguem voltar ao trabalho mesmo depois do tratamento. Nesse caso, o INSS concede a aposentadoria por invalidez, um benefício vitalício.

Existe muitas doenças que aposentam por invalidez. O INSS, inclusive, disponibiliza uma lista com as enfermidades incapacitantes. No entanto, o que realmente importa para a Previdência é se o indivíduo tem condições de retomar a vida laboral de qualquer espécie. S

Para receber o benefício previdenciário, o paciente com câncer precisa comprovar que é um contribuinte. Também é necessário passar pela perícia médica do INSS e comprovar a doença.

O segurado precisa passar por perícia médica. (Foto: Divulgação)

Quem nunca contribuiu com o INSS tem direito a algum benefício?

As pessoas que nunca contribuíram com a Previdência Social também podem ser amparadas pelo INSS. O instituto concede o LOAS, que corresponde a uma assistência social no valor de um salário mínimo.

No caso do LOAS, além de comprovar a incapacidade de trabalhar, o cidadão precisa comprovar vulnerabilidade socioeconômica.

Valores dos benefícios

Os valores são determinados conforme o percentual da média salarial. Confira:

  • Auxílio doença: corresponde a 91% da média dos últimos 12 meses de salário.
  • Aposentadoria por invalidez: equivale a 100% e pode ter acréscimo de 25% se for preciso o auxílio de outra pessoa para fazer as tarefas do dia-a-dia.
  • LOAS: corresponde a um salário mínimo e não dá direito à abono.

E aí? Restou alguma dúvida com relação aos benefícios do INSS para pessoas com câncer? Deixe um comentário com a sua pergunta. Também é possível entrar em contato com a central 135.

1 comentário

  • Edineia:

    Tenho diagnóstico de adenocarcionoma invasor.câncer de útero estou em tratamento. Meu filho já recebe o loas,eu tenho direito ao benefício do loas para meu tratamento..?

    Responder

Comente