Extrato pensão por morte: como consultar e imprimir

Você não sabe como consultar o extrato pensão por morte? Então saiba que o processo é bem simples, prático e pode ser realizado pela internet. Leia a matéria e confira o passo-a-passo para obter esse demonstrativo.

A pensão por morte é um benefício previdenciário, que tem como objetivo proteger os dependentes do segurado no caso do seu falecimento. O pagamento é feito ao cônjuge, aos filhos com até 21 anos ou inválidos, pais ou irmão com menos de 21 anos.

A pensão por morte ampara os dependentes do segurado falecido. (Foto: Divulgação)

A pensão por morte ampara os dependentes do segurado falecido. (Foto: Divulgação)

Nem sempre o INSS autoriza a pensão por morte para o companheiro ou companheira do beneficiário falecido. Isso acontece principalmente quando não existem documentos capazes de comprovar a união estável.

A partir de dezembro de 2014, a pensão por morte começou a funcionar com novas regras. Agora, o período de recebimento depende da idade do beneficiário na data do óbito. O benefício só será vitalício se o dependente tiver 44 anos ou mais.

Para que serve o extrato pensão por morte?

O extrato pensão por morte é um documento emitido pela Previdência Social. Ele pode ser usado como comprovante de renda do beneficiário em diferentes situações, como empréstimo, financiamento de automóvel, abertura de conta ou mesmo locação de imóvel.

O sistema do INSS permite gerar extrato de pagamento não só no caso da pensão por morte, mas também para comprovar outros benefícios previdenciários, como é o caso da aposentadoria (por tempo de contribuição, idade ou invalidez).

Cada extrato é responsável por detalhar os valores e a data de pagamento do benefício. O documento pode ser consultado pela internet, só que ele reunirá apenas informações referentes ao pagamento mais recente.

Consulta ao extrato de pensão por morte

Página para realizar a consulta. (Foto: Divulgação)

Página para realizar a consulta. (Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) oferece um serviço de emissão de extrato online. Veja só como é bem simples:

1. Acesse a área de extratos de pagamentos.

2. Informe o número do benefício (sem pontos ou barras).

3. Informe a data de nascimento, o nome completo do beneficiário e o CPF.

4. Digite a sequência de caracteres no campo em branco

5. Clique no botão “Visualizar”.

6. Pronto! Agora é só consultar e imprimir.

Extrato pensão por morte dos últimos três meses

Em diferentes situações de comprovação de renda, o beneficiário precisa apresentar os três últimos extratos do INSS, só que a consulta online só permite gerar o documento referente ao pagamento mais recentes.

Para obter os demonstrativos de períodos anteriores, o beneficiário deve procurar pessoalmente uma agência do INSS. Também existe a possibilidade de ir até o caixa eletrônico do banco responsável pelo pagamento para emitir um extrato detalhado.

Não consigo gerar o extrato INSS

O site da Previdência Social pode apresentar erros. (Foto: Divulgação)

O site da Previdência Social pode apresentar erros. (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas, ao acessar o site da Previdência, não conseguem consultar o extrato do INSS online. Isso vem acontecendo com mais frequência nos últimos meses, pois o sistema está instável. A área técnica tem trabalhado para resolver o problema e, em breve, tudo será normalizado.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre o extrato pensão por morte? Deixe um comentário. Também existe a possibilidade de ligar para a central de atendimento 135 e pedir informações.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.5
Total de Votos: 11

Extrato pensão por morte: como consultar e imprimir

2 comentários

  • lorene:

    Não sei como encontrar o número do benefício da minha avó que esta precisando deste extrato, e na matéria não explica como encontra-lo para preencher no site da previdência!

    Responder
  • Silvia R.C. Lopes:

    Há anos eu faço o IRPF de minha mãe, hoje com 93 anos. Se o portal Meu INSS foi feito para facilitar o usuario, por que eu não consigo cadastrar minha mãe e gerar uma senha? Obviamente, não estou cometendo nenhum erro cadastral como a pagina Erro acusa após eu entrar com todos os dados necessarios.

    O serviço 135 me fez gerar um agendamento fisico em agencia do INSS de outro municipio, distante de minha cidade, já que na minha cidade somente havia data disponivel para maio, quando já passou o prazo do envio do IRPF.

    Algo, dentro deste sistema, está errado pois apenas dificulta a vida do cidadão.

    Atenciosamente,

    Silvia R.C. Lopes

    Responder

Comente