Você está em busca de um modelo de requerimento de pensão por morte? Pois saiba que não é preciso ficar correndo atrás desse documento para dar entrada no benefício previdenciário. Tudo pode ser resolvido pela internet, através de um serviço online da Previdência Social.

A pensão por morte é um benefício do INSS, pago aos dependentes do segurado que vier a falecer. A duração varia conforme a quantidade de contribuições do falecido, bem como a idade dos contemplados.

A pensão por morte pode ser requerida através da internet. (Foto: Divulgação)

Geralmente a pensão por morte é paga ao cônjuge ou aos filhos. O dependente com menos de 21 anos recebe o benefício por 3 anos. Já aquele que possui idade entre 21 e 26 anos, tem direito à pensão por 6 anos. Entre 27 e 29 anos, o recebimento acontece por 10 anos. Entre 30 e 40 anos, a pensão é paga por 15 anos. Entre 41 e 43 anos, o benefício é recebido por 20 anos. A partir dos 44 anos, a pensão por morte se torna vitalícia.

Modelo de requerimento de pensão por morte

Até pouco tempo atrás, os dependentes do segurado falecido tinham que se basear em um modelo de requerimento de pensão por morte para dar entrada no benefício. Agora, é possível fazer o pedido pela internet e, posteriormente, encaminhar as cópias autenticadas dos documentos necessários por correio.

O tradicional requerimento de pensão por morte pronto foi substituído por um formulário eletrônico, disponível na área de serviços online do INSS.

Como preencher o requerimento online de pensão por morte?

O modelo de requerimento de pensão por morte está disponível na internet.
Serviço online de requerimento de pensão por morte. (Foto: Divulgação)

Veja a seguir como ter acesso ao requerimento online e o passo a passo para preencher:

Passo 1: Acesse o link do INSS.

Passo 2: Clique no botão “preencher requerimento”.

Passo 3: Informe todos os dados solicitados no formulário, como nome completo do segurado falecido, número do benefício, data de nascimento e data do óbito.

Passo 4: Também é necessário preencher os campos com informações sobre o dependente recebedor, ou seja, o titular da pensão por morte. O sistema do INSS solicita nome completo, data de nascimento, nome completo da mãe, número da carteira de identidade ou carteira de trabalho e nome do cartório responsável pela certidão de nascimento ou de casamento.

Passo 5: Informe as letras e os números da imagem de validação (captcha). Clique em “continuar”.

Passo 6: Pronto! Agora é só imprimir o requerimento online de pensão por morte.

Formulário online para requerer pensão por morte. (Foto: Divulgação)

Além de preencher o requerimento, o segurado também deve encaminhar os documentos necessários para pensão por morte à agência do INSS. São eles:

  • Documento de identidade com foto
  • Número do CPF
  • Certidão de óbito
  • Documento de identificação do segurado falecido

No caso dos dependentes com menos de 16 anos, é necessário ter um representante legal para requerer a pensão por morte em uma das agências do INSS.

Modelo de requerimento de pensão por morte para baixar

Algumas pessoas não gostam de usar o serviço online. Preferem encontrar um modelo de requerimento de pensão por morte, baixar, preencher os dados e imprimir. Clique aqui para baixar o arquivo .DOC, abra no editor de texto Word e faça as adaptações.

Depois de pronto, o requerimento deve ser assinado, autenticado em cartório e enviado à uma agência da Previdência Social por Correio, junto com as cópias dos documentos necessários. O prazo máximo para encaminhar a documentação é de 30 dias.

E aí? Você ainda tem dúvidas? Ligue para a central 135 e converse com um atendente.

Modelo de Requerimento de Pensão por Morte: veja como acessar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *