Quando a reforma da previdência será votada? Veja a data da votação

Entenda sobre mais sobre a nova data para votação!

A reforma da Previdência não vem sendo alvo de críticas somente pelas mudanças, como também pelo atraso em sua sanção. Enviada ao congresso em dezembro de 2016, foi em maio do ano passado que ela foi aprovada pela comissão especial da Câmera. Contudo a falta de consenso entre os partidos resulta na grande dúvida: quando a reforma da previdência será votada?

Os brasileiros querem saber quando a reforma da previdência será votada.

A Reforma da Previdência é uma das principais apostas do governo Temer. Foto: Alan Santos/PR

Dentro das mudanças previstas, pela a nova reforma da previdência, os principais pontos alterados para o requerimento da aposentadoria são:

  • Tempo de contribuição: para ter direito à aposentadoria integral o trabalhador precisará ter contribuído 40 anos à previdência. Entretanto, essa regra só vale para quem recebe mais de um salário mínimo.
  • Idade mínima para se aposentar: a partir de 2020, a cada dois anos será acrescido um ano na idade mínima para se aposentar, tanto para homens quanto para mulheres.
  • Idade para homens e mulheres: é estabelecida a idade mínima de aposentadoria para mulheres de 62 anos e de 65 anos para homens, referente a 25 anos de contribuição.

Estima-se que após 10 anos dessa nova reforma da Previdência haja uma economia de até R$ 630 bilhões.

Veja também: Alterações na reforma da previdência

Sobre votação da reforma da previdência

Por se tratar de uma (PEC) a proposta apresentada pelo Congresso só poderá ser aprovada a partir de duas votações na Câmara, e duas no Senado.

Com 513 deputados hoje, para que a proposta vá para o Senado é necessário 308 votos sobre o número de deputados. Com isso, o Senado só poderá analisar a reforma depois que essa passar pela Câmara.

A votação da reforma já havia sido cancelada em 2017. Dessa forma, diante das dificuldades para conseguir os votos necessários, aliados do governo Temer passaram a considerar a possibilidade da votação  ser realizada em novembro de 2018 após as eleições.

Quando a reforma da previdência será votada?

A votação acontecerá em fevereiro. (Foto: Divulgação)

Por mais que os aliados do governo Temer tenham cogitado a votação para depois das eleições de 2018, o presidente da Câmera dos Deputados, Rodrigo Maia, responsável por decidir a data de votação, já havia apresentado um cronograma com as seguintes datas:

05/02/2018- Discussão no plenário.

19/02/2018- Dia da votação para reforma da Previdência.

Michel Temer

Contrariado seus aliados, que preferem que votação seja realizada depois das eleições, o presidente Michel Temer afirma que mesmo com risco de derrota, a votação deve acontecer o quanto antes.

Segundo o planalto, a importância de mostrar a posição de cada um sobre essa medida é indispensável para o crescimento gradativo do Brasil. Já que as dificuldades encontradas, que referem no comum acordo entre os diferentes partidos, não se resumem apenas na famosa questão “quando a reforma da previdência será votada?” elas refletem também na instabilidade referente a tomada de  decisões.

Com isso, é possível ver que o Brasil, de um modo geral, ainda apresenta dificuldades quando decisões importantes necessitam da contribuição de diferentes opiniões para serem aprovadas.

Agora que você já sabe quando a reforma da previdência será votada,  para mais informações acompanhe o nosso blog!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Quando a reforma da previdência será votada? Veja a data da votação

Comente