Aprenda como dar entrada no salário maternidade pela internet

O processo é totalmente digital, ou seja, a contribuinte não precisar ir até a agência para fazer a solicitação.

As novas regras para agendamento INSS entraram em vigor nesta segunda-feira (21). Desse modo, as seguradas já podem dar entrada no salário maternidade pela internet, contando assim com mais praticidade e menos burocracia. Entenda como funciona esse serviço online e esclareça as principais dúvidas.

Dar entrada no salário maternidade pela internet é mais fácil do que você imagina.

A partir de agora, o pedido de salário maternidade pode ser feito online. (Foto: Divulgação)

O salário maternidade é um benefício pago às mulheres pelo Instituto Nacional do Seguro Social, em caso de parto ou adoção. Uma trabalhadora com carteira assinada, por exemplo, pode fazer a solicitação a partir de 28 dias antes do parto, junto à empresa empregadora. A segurada desempregada, por sua vez, deve dar entrada no benefício junto ao INSS, a partir da data do parto. As demais contribuintes, como é o caso das microempreendedoras individuais, devem fazer o pedido do salário maternidade a partir de 28 dias antes do parto, através do sistema do INSS.

Solicitação de salário maternidade: mudanças nas regras

Com o objetivo de reduzir as filas nas agências previdenciárias, o INSS resolveu abrir mão do atendimento presencial para o pedido de salário maternidade e aposentadoria por idade. Dessa forma, as mulheres que desejam receber esse benefício podem fazer a solicitação online, sem precisar sair de casa.

Passo a passo para dar entrada no salário maternidade pela internet

Passo 1: acesse o site https://meu.inss.gov.br.

Passo 2: Clique em “Entrar”, no canto superior direito da tela, e faça o login. Não tem cadastro no site do INSS? Informe o seu CPF e os demais dados solicitados, como nome da mãe e data de nascimento.

Passo 3: Após a criação do cadastro, você deve fazer o login na plataforma com o número do CPF e a senha definitiva.

Passo 4: uma vez no site, clique no item “Salário Maternidade Urbano”. Na sequência, clique no botão “Iniciar”.

Passo 5: é muito importante estar com a certidão de nascimento do filho em mãos, pois só assim será possível preencher informações solicitadas, como matrícula, data de nascimento e data de registro. Clique em “Avançar”

O sistema do INSS irá checar a data de nascimento da criança, assim como o vínculo empregatício da mãe. Se o perfil se segurada se enquadrar nos requisitos, os processos serão concluídos em até meia hora após a análise do sistema.

Alguns pedidos de salário maternidade podem necessitar de análise adicional. Nesse caso, a segurada terá que apresentar documentos na agência do INSS mais próxima de sua cada em até 30 dias.

Dica: quem já tem a certidão de nascimento do bebê deve esperar até uma semana para dar entrada no salário maternidade pela internet. Esse é o tempo médio que o cartório leva para compartilhar os dados com a Previdência Social.

Acompanhamento

O Portal Meu INSS poderá ser utilizado para acompanhar o pedido de salário maternidade e outros benefícios previdenciários. Isso vale, inclusive, para as mulheres que realizaram a solicitação pessoalmente nas agências.

Tem como dar entrada no salário maternidade por telefone?

Sim! A segurada deve entrar em contato com a central de atendimento do INSS, telefonando para o número 135. Os atendentes ficam disponíveis de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Os melhores horários para o atendimento telefônico são no início da manhã e no final do dia. A ligação é gratuita de qualquer telefone fixo ou público. Se a segurada entrar em contato com o INSS pelo celular, ela pagará o preço de uma ligação local.

E aí? Ainda tem dúvidas sobre como solicitar salário maternidade online? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 138

Aprenda como dar entrada no salário maternidade pela internet

Comente