Atualização de Cadastro INSS: aprenda a atualizar pela internet

Acompanhe o artigo para saber esta e outras informações sobre o cadastro do INSS.

Mudou de endereço e está preocupado em fazer a atualização de cadastro INSS? De fato, você deve informar à Previdência Social sempre que uma informação do seu cadastro estiver desatualizada.

A atualização de cadastro INSS é bem simples de fazer.

Utilize um serviço online para atualizar as informações do seu cadastro no INSS. (Foto: Divulgação)

Esse cuidado em manter os dados corretos é fundamental para que você possa ser localizado quando necessário e, ainda, manter o seu cadastro legítimo junto ao INSS. Quer saber como fazer a atualização dos dados pessoais e de contato pela internet? Confira a seguir.

Como fazer atualização de cadastro INSS via internet

1 – Serviço

O serviço de atualização de cadastro tem por objetivo ajudar o cidadão que precisa fazer uma correção dos seus dados e manter seu cadastro em dia. É de suma importância por se tratar de uma ferramenta de apoio e legitimidade para os segurados do INSS.

Você deve estar sempre acessível ao contato do INSS. Se exerce atividades como empregado doméstico, é contribuinte individual, facultativo ou segurado especial, você também precisa fazer a atualização de cadastro.

2 – Acesso

Para atualizar seus dados, entre no portal do INSS e preencha a Atualização de Endereço do Segurado. Esse novo status será enviado online, isso mesmo, pela internet.

Não se preocupe. A atualização terá a mesma validade que aquela que você faz pessoalmente em uma agência do INSS. O que muda é apenas a forma de contato.

Uma grande vantagem é a comodidade de poder atualizar o cadastro sem precisar sair de casa.

O agendamento de atualização não está mais sendo feito pelo site. Você deve ir direto à agência para fazer o procedimento caso prefira resolver tudo pessoalmente.

Página inicial para atualizar o cadastro.

Atualização de cadastro presencial

Até mesmo a sua atualização presencial, caso prefira, se torna mais prática com o reforço do portal do INSS. Na página, você pode imprimir e preencher um requerimento e ganhar tempo quando chegar à agência.

Você irá apresentar o requerimento de atualização de cadastro preenchido. Esse procedimento irá reduzir o seu tempo de atendimento no INSS.

Preencha todos os campos e confira se os dados estão corretos. Esse passo é essencial para o seu cadastro ser atualizado com sucesso e sem dores de cabeça mais tarde.

Por que atualizar o cadastro?

Toda vez que trocar de endereço, telefone ou tiver qualquer informação a ser atualizada no seu cadastro, não deixe para depois. O governo federal precisa manter seu banco de dados completo com as informações dos cidadãos.

O sistema é a forma de consulta para entrar em contato com beneficiados de programas sociais e segurados do INSS sempre que necessário. Além disso, fichas incompletas dão margem para problemas burocráticos que você não gostará de enfrentar no futuro.

Revisão de benefícios

O INSS está realizando uma revisão dos benefícios dos segurados. Por isso, caso você receba aposentadoria por invalidez, por exemplo, deverá conferir se o seu cadastro está em dia.

Sem telefone e endereço válidos, você não saberá o andamento do seu processo, uma vez que não irá receber correspondências.

As informações sobre como fazer a atualização de cadastro INSS foram úteis para você? Esperamos que sim! Compartilhe.

Comente