Atualizar Endereço INSS pela Internet: aprenda o passo a passo

Atualizar endereço INSS pela internet é mais simples do que você imagina. Ao utilizar esse serviço online, você não precisa perder tempo esperando na fila de atendimento de uma agência. Confira o passo a passo!

Muitos segurados da Previdência Social procuram as agências do INSS pessoalmente para atualizar o endereço. Eles realizam essa atualização para conseguir solicitar a revisão de benefícios por incapacidade. No entanto, não é preciso enfrentar filas para nas unidades de atendimento. Basta acessar o portal da Previdência e contar com um serviço online.

O endereço deve estar atualizado para que o INSS possa enviar correspondências. (Foto: Divulgação)

Atualização de endereço INSS

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam manter os dados atualizados no cadastro. Entre as atualizações mais importantes, vale destacar aquela que diz respeito a localização da residência, ou seja, o endereço do beneficiário.

O endereço do aposentado ou pensionista precisa estar atualizado no sistema da Previdência Social. Esses dados podem ser usados para enviar correspondências oficiais do INSS, como a carta de concessão de benefício e o extrato anual.

Há, basicamente, três formas de atualizar o endereço junto à Previdência Social. São elas: pessoalmente em uma agência do INSS, pelo telefone 135 ou através da internet, pelo sistema Dataprev.

Como atualizar endereço INSS pela internet?

Serviço online de mudança de endereço. (Foto: Divulgação)

O aposentado ou pensionista pode atualizar endereço INSS pela internet. Veja o passo a passo:

Passo 1: Acesse o endereço eletrônico do Dataprev.

Passo 2: Preencha o primeiro campo em branco, com o número do benefício (sem pontos ou barras). Essa informação normalmente consta no extrato do INSS e não pode ser obtida através do telefone 135.

Passo 3: Informe a data de nascimento corretamente, colocando 4 algarismos no ano.

Passo 4: Preencha o nome completo do beneficiário. Em seguida, inclua o número do CPF (sem usar barras, traços ou pontos).

Passo 5: por último, informe o novo CEP para que o Dataprev possa realizar a atualização do cadastro. Digite o número sem colocar pontos ou traços.

Passo 6: Digite o texto que aparece na imagem e clique no botão “Visualizar”.

Atualização de endereço por telefone

Você não quer atualizar o endereço INSS online? Então experimente ligar para o telefone 135 e acione a Central de Atendimento. A ligação é gratuita, desde que seja feita de um telefone fixo ou público. Quando a chamada é realizada de um aparelho celular, ela tem o custo de uma ligação local.

Os atendentes do INSS ficam disponíveis de segunda a sábado, das 7h às 22h. Antes de fazer a ligação, é muito importante ter em mãos o número do benefício, data de nascimento, CEP, nome completo e CPF.

Mudei de cidade. E agora?

Em caso de mudança de cidade, é preciso comparecer pessoalmente a uma agência. (Foto: Divulgação)

O segurado que passa a morar em outra cidade precisa solicitar a transferência do benefício para a nova localidade. Daí não tem como fazer tudo pela internet ou telefone. É necessário comparecer a agência do INSS mais próxima para formalizar o pedido.

E aí? Restou dúvidas sobre como atualizar endereço INSS pela internet? Deixe um comentário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 11

Atualizar Endereço INSS pela Internet: aprenda o passo a passo

1 comentário

  • GlauciaMariaDias:

    Porque não consigo visualizar

    Responder

Comente