Carta de indeferimento INSS: o que fazer se o seu benefício for negado

A carta de indeferimento é um documento enviado pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Ela serve para comunicar que a solicitação da aposentadoria ou outro benefício previdenciário não foi aprovada. Confira mais informações sobre essa carta que os segurados detestam receber.

Dar entrada em um benefício da Previdência Social nem sempre é fácil. O segurado precisa atender aos pré-requisitos e providenciar uma série de documentos, capazes de comprovar o tempo de contribuição, a idade e, em alguns casos, um problema de saúde. Quando essa documentação não é aprovada, o pedido de benefício é negado pelo INSS.

A carta de indeferimento indica que o benefício foi negado. (Foto: Divulgação)

Envio da carta de indeferimento pelo INSS

Após apresentar os documentos exigidos para liberação do benefício, o segurado precisa aguardar em média 60 dias para receber a resposta do INSS. O comunicado é feito através de uma carta, enviada ao endereço cadastrado no sistema da previdência.

Quando a aposentadoria, auxílio doença ou outro benefício é aprovado, o segurado recebe na sua casa uma carta de concessão. No caso de pedido negado, o INSS encaminha uma carta de indeferimento. Ao receber o segundo documento, o cidadão precisa tomar providências para tentar mudar a decisão do instituto. Esse processo, por sua vez, pode levar meses.

Como entrar com recurso em caso de benefício negado?

No caso do benefício ser negado, é necessário procurar a mesma Agência da Previdência Social (APS) e entrar com recurso administrativo. O processo será encaminhado à Junta de Recurso do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).

A partir do momento em que o segurado recebe a carta de indeferimento do INSS, ele tem um prazo de 30 dias para entrar com recurso.

Exemplo de carta de indeferimento.

Exemplo de carta de indeferimento. (Foto: Divulgação)

Para solicitar o recurso de benefício previdenciário, primeiro faça o agendamento de atendimento no Portal da Previdência ou por telefone, ligando para a central 135.

No dia do atendimento, é muito importante que o segurado compareça a agência do INSS com este formulário preenchido em mãos. O andamento poderá ser acompanhado via internet. Portanto, qualquer decisão da Junta poderá ser consultada com facilidade.

No caso de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou qualquer outro benefício ligado a uma incapacidade, o segurado terá que fazer um pedido de reconsideração (PR) antes de entrar com recurso. Esse processo serve para solicitar uma nova perícia médica. O pedido de uma nova avaliação com médico do INSS também deve ser realizado dentro do prazo de 30 dias.

Para cada carta de indeferimento, é aceito apenas um pedido de reconsideração.

Compareça a agência do INSS com o formulário preenchido. (Foto: Divulgação)

Consulta online ao processo de recurso

Com o aplicativo e-Recurso, o segurado consegue acompanhar todas as etapas do seu pedido de recurso administrativo contra a decisão do INSS. Essa ferramenta digital oferece facilidades ao segurado e agiliza a tramitação processual.

Acesse a página e-Recursos ou baixe o aplicativo no seu iPhone na Apple Store. Assim será possível acompanhar o andamento do processo.

E aí? Restou alguma dúvida sobre a carta de indeferimento INSS? Deixe um comentário.

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.7
Total de Votos: 30

Carta de indeferimento INSS: o que fazer se o seu benefício for negado

5 comentários

  • Vangue do Nascimento:

    Bom dia,

    Se o segurado receber a carta INDEFERINDO seu pedido de aposentadoria por tempo de contribuição, depois de quantos dias ou meses ele pode requerer novamente esse pedido ou só através de recurso?

    Abs

    Responder
  • Rosa:

    Boa noite , tenho uma duvida: No caso de o inss indeferir o pedido de aposentadoria por tempo de serviço por faltar o tempo correto pra aposentadoria ( no caso 30 anos) significa que o esse pedido fica inutilizado e qdo completar o tempo e só entrar com um novo processo ? Esse que foi indeferido não irá interferir em nada? Grata

    Responder
  • Marcelo Gomes Ribeiro:

    Por gentileza, uma vez indeferido o pedido de auxílio doença podemos pedir o pedido de reconsideração. O recurso administrativo eu peço caso a reconsideração seja também indeferida ou em que momento ? O recurso administrativo é aquele que vai um médico do Inss e outro do contribuinte ? Como procedo para realizar a Junta ? Grato

    Responder
  • Leandri:

    Meu benefício foi indeferido na perícia, liguei para o 135 para pedir uma nova perícia (reavaliação), e fui informado que não existe esta opção, somente poderia entrar com recurso e data mais próxima disponível seria para após 5 meses. Não existe mais à possibilidade de reavaliação para quem teve o beneficio indeferido?

    Responder
  • geraldo alves de almeida:

    Posso buscar minha carta de indeferimento,ja que moro ao lado da agencia do inss?

    Responder

Comente