Como atualizar dados cadastrais do INSS pelo celular?

Pelo aplicativo é possível alterar as informações e até mesmo enviar documentos comprobatórios.

Até pouco tempo atrás, as pessoas tinham que comparecer a uma agência da Previdência Social para fazer a atualização das informações. Muitas vezes, enfrentavam filas para falar com um atendente e resolver um problema simples. Com a criação de um aplicativo pelo Dataprev, agora é possível atualizar dados cadastrais do INSS pelo celular.

O app Meu INSS foi criado pelo Instituto Nacional do Seguro Social com a intenção de facilitar a vida dos brasileiros. Dessa forma, os aposentados, pensionistas e segurados podem ter acesso à uma série de serviços pelo próprio celular, sem a necessidade de ir até uma agência.

Passo a passo para atualizar dados cadastrais do INSS pelo celular

Existem várias situações em que o contribuinte precisa corrigir dados cadastrais de contato, endereço e atividade. Esse tipo de atendimento pode ser realizado totalmente a distância, sem a necessidade de se dirigir à agência mais próxima.

Passo 1: acesse o Google Play ou a Apple Store para baixar o aplicativo “Meu INSS”.

Crie um cadastro no GOV.br.

Passo 2: Instale o app e faça o login no âmbito da plataforma GOV.br. Se você ainda não tem cadastro, é só informar o CPF e preencher algumas informações solicitadas para completar o login.

Quem já tem cadastro no app Meu INSS, mas não se lembra da senha, deve fazer a recuperação por e-mail ou SMS. A identidade do usuário também pode ser validada ao responder questões trabalhistas e previdenciárias.

Passo 3: Na página inicial do aplicativo há vários serviços, como extrato previdenciário CNIS, calculadoras, agendamentos, extrato de pagamento de benefício, entre outros. Encontre um dos últimos itens da lista, chamado “Alterar dados de contato”.

Acesse a aba Alterar dados de contato”

Passo 4: Nesse espaço você pode alterar dados de endereço, telefone fixo, telefone celular e e-mail. Também é possível aproveitar a oportunidade e cadastrar um endereço secundário no banco de informações da Previdência Social. Antes de sair da tela, aperte o botão “Atualizar”. Você verá a mensagem “Atualização efetuada com sucesso”.

Faça as modificações e confirme a atualização.

Na hora de utilizar determinados serviços do INSS, o sistema pode solicitar a atualização de alguns dados. Faça isso para utilizar o serviço que deseja.

E as atualizações de outros dados cadastrais?

Para solicitar a atualização de dados cadastrais, relacionados aos vínculos empregatícios e salários, o cidadão precisa acessar a aba “Agendamentos/requerimentos”. Esse tipo de alteração, por sua vez, só será realizado pelo INSS quando o benefício previdenciário for requerido. Até o ano de 2016, esse tipo de atualização podia ser realizado a qualquer momento.

Outros dados podem ser atualizados através de um atendimento a distância.

Ao clicar nos botões “Avançar”, uma tela com informações pessoais será exibida. É possível atualizar nome, data de nascimento e filiação. Para isso, o usuário deve anexar os documentos comprobatórios, considerando cada alteração que será feita no banco de dados.

Cada documento anexado no app não pode ser maior do que 5MB e o total de arquivos não pode ultrapassar 50MB. O aplicativo Meu INSS aceita PDF, PNG, JPG, DOCX, entre outros formatos padrões. O mais recomendado é o PDF.

Para algumas atualizações cadastrais é necessário enviar documentos.

Nesse mesmo serviço de atualização de dados, o contribuinte tem liberdade para incluir um procurador e encaminhar a documentação comprobatória.

Após criar o requerimento de atualização de dados, é possível acompanha-lo pela central 135, por e-mail ou pelo próprio app Meu INSS.

Se mesmo com todas as orientações o aplicativo parecer um “bicho de sete cabeças”, a dica é localizar a agência do INSS mais próxima e buscar atendimento presencial. O órgão entende que o sistema é novo e muita gente ainda tem dificuldades para acessar.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Como atualizar dados cadastrais do INSS pelo celular?

Comente