Aprenda como pedir aposentadoria por idade online ou por telefone

Saiba as principais informações e confira uma dica que irá facilitar na hora de solicitar o seu benefício!

Otimizar processos burocráticos, por meio da tecnologia, é o tipo de investimento que vem sendo cada vez mais considerado pelo governo brasileiro. Uma prova disso é que agora dois benefícios previdenciários podem ser solicitados e concedidos por uma ligação ou clique. Até então, tanto aposentadoria por idade como o salário-maternidade dependiam de um agendamento para que fossem analisados.  Agora, é possível receber diretamente o número de protocolo do atendimento, isentando, assim, o agendamento, que levava em média 26 dias, no caso de aposentadoria por idade, e 16, para salário-maternidade. E se você quer saber como pedir aposentadoria por idade online ou por telefone: é bom ficar de olho neste conteúdo!

Veja como é simples fazer o pedido de aposentadoria por idade online ou por telefone.

A possibilidade de dar entrada na aposentadoria por idade através da internet ou pelo telefone 135 é uma novidade do INSS para este ano. (Foto: Divulgação)

Aposentadoria por idade

Antes descobrir como realizar o pedido da aposentadoria por idade pelo telefone ou internet, primeiro, precisamos entender quem realmente tem direito a recebê-la!

Com o objetivo de garantir a qualidade de vida dos cidadãos brasileiros que já chegaram à melhor idade, esse benefício, assim como os outros concedidos pela previdência, possui algumas exigências. São elas:

  • 180 meses de contribuição (15 anos);
  • Ter a idade mínima de 60, para seguradas do sexo feminino;
  • Ter a idade mínima de 65 anos, para segurados do sexo masculino.

Agora, caso você seja indígena ou exerça alguma atividade como agricultor familiar ou pescador artesanal, o quadro de exigências acima muda um pouco. Isso porque, para os segurados especiais a idade mínima é de 60 anos para os homens, e 55 anos para as mulheres.   O trabalhador deverá estar exercendo o seu ofício no momento da solicitação desse benefício.  O tempo mínimo de contribuição também será o mesmo, porém, se o trabalhador não tiver atingindo, o mesmo poderá pedir o benefício com a mesma idade que o trabalhador urbano.

 Salário maternidade

Além da aposentadoria por idade, outro benefício que ganhará mais praticidade, na hora de ser concedido, é o salário maternidade!

Vale ressaltar que, como o sistema deverá checar a certidão de nascimento e a atividade laboral da mãe, esse pedido deverá ser realizado somente após o nascimento do filho.  Já os benefícios que forem solicitados antes do parto deverão passar por uma análise do sistema, sendo assim não poderão ser atendidos imediatamente.

Tá, mas como eu faço para solicitar esses benefícios por telefone ou pela internet?

Bom, depois saber quais são os benefícios que podem ser concedidos, o próximo passo é entender como realizar esse pedido. Então, confira abaixo os dois meios que irão facilitar a sua solicitação!

Pelo telefone

A primeira dica que precisamos levantar sobre esse atendimento é que, de acordo com o próprio INSS, para evitar congestionamentos e ser atendido de forma mais rápida, é necessário que você ligue nos seguintes períodos:

  • Início da manhã;
  • Fim do dia;
  • Início da noite.

O número para a ligação é o 135, os horários de atendimento acontecem de segunda a sábado das 07h às 22h.

Outro pronto é que a ligação é gratuita para telefones fixos ou públicos, cobrando preço local apenas para celulares.

Mas quais documentos eu preciso ter em mãos?

Tanto para aposentadoria por idade como para o salário maternidade, os documentos que o segurado deverá ter em mãos serão os seguintes:

  • Número de Identificação do Trabalhador – NIT (PIS/PASEP ou número de inscrição do contribuinte individual/facultativo/empregado doméstico)
  • Documento de identificação (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Certidão de Nascimento ou Casamento, entre outros);
  • Cadastro de Pessoa Física – CPF

Pela internet

A solicitação dos benefícios de aposentadoria por idade ou salário maternidade pela internet também não tem segredo! Sendo assim, basta que o segurado tenha o seu cadastro no site Meu INSS.

Ao entrar na plataforma, logo de cara, o segurado verá os dois tipos de benefícios que poderão ser concedidos com um clique. Com isso, o mesmo deverá escolher o seu e, depois, seguir todas as etapas estipuladas pelo sistema!

#Dica

Caso haja algum dado incorreto no seu CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) como algum vínculo empregatício que não esteja batendo, seja o seu procedimento realizado pelo telefone ou pela a internet, imprima o seu CNIS, e leve para um advogado previdenciarista . Isso porque, esse profissional poderá ver se há alguma divergência que atrapalhará a concessão do benefício.

Mas se eu não tiver internet ou telefone?

Em casos em que o segurado não tenha acesso a internet ou telefone, a solicitação do benefício poderá ser realizada em um posto de atendimento do INSS. Contudo, não será necessário agendar, apenas ter em mãos as devidas documentações.

Novidades

É previsto que nos próximos meses outros benefícios, concedidos pela Previdência, passem a ser autorizados de forma online.  Contudo, antes que outros benefícios possam aderir a essa praticidade, essa nova modalidade  deverá ter um bom desempenho.

E aí? Conseguiu entender como pedir aposentadoria por idade online ou pelo telefone?  Compartilhe com a gente a sua opinião e fique por dentro deste portal!

Comente