Conectividade Social: veja o que é e como acessar

Sistema da Caixa Econômica Federal permite às empresas controle sobre o FGTS

A Caixa Econômica Federal oferece um canal eletrônico às empresas, Sindicatos, órgãos públicos e demais entidades que se relacionam sobre o FGTS, o chamado Conectividade Social. Este canal tem como objetivo facilitar consultas e envios de informações a respeito dos recolhimentos do FGTS dos trabalhadores.

Através de computadores é possível ter acesso à todas funcionalidades do Conectividade Social

Através do Conectividade Social é possível ter maior controle a respeito do pagamento do FGTS. (Foto: Divulgação).

Isso permite com o que a empresa mantenha controle sobre a obrigatoriedade dos recolhimentos para o Fundo, bem como facilita a ação dos órgãos fiscalizadores por meio do fácil acesso aos dados e informações.

Recentemente esse canal passou por mudanças, deixando de haver a necessidade de instalação de um software por onde as informações eram enviadas, para funcionar apenas pela internet.

Passando a se chamar Conectividade Social ICP após a mudança, agora é possível realizar as transmissões de arquivos sobre os recolhimentos do FGTS de forma mais ágil e segura, sem a necessidade, inclusive, de encaminhar informações gravadas em mídias físicas às agências da Caixa Econômica.

O que é Conectividade Social ICP?

O ICP (Chaves Públicas Brasileiras) é um modelo de certificações digitais por meio das quais o usuário cria uma espécie de chave digital que permite a utilização de sistemas de trocas de informações digitais de forma segura. Antes da mudança no Canal, existia uma certificação específica para o Conectividade Social.

Já com o novo modelo, o ICP passa a ser universal, podendo ser utilizado em outros sistemas. Para que o usuário obtenha a certificação digital é necessário apenas solicitar que qualquer Autoridade Certificadora (AC), emita o certificado com garantia e confiabilidade.

A Certificadora, que funciona como um “cartório digital” precisa ser credenciado pelo Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), que é uma autarquia vinculada à Casa Civil. Por meio do site oficial da ITI, é possível encontrar uma lista com todas as Certificadoras credenciadas.

É possível utilizar a assinatura digital ainda para outras funções como é o caso da assinatura de contratos, emitir notas eletrônicas e até mesmo realizar transações bancárias de qualquer ordem.

Caso a empresa já possua certificado digital não haverá necessidade de solicitar outro certificado. Como dito antes, o Conectividade Social aceita o certificado digital não específico para ele, mas sim aquele que pode ser utilizado universalmente.

Agora, com as informações totalmente online, as empresas passaram a receber também da Caixa Econômica informações relativas à situação da empresa sobre o FGTS, bem como a respeito da possibilidade do parcelamento de dívidas, entre outras orientações importantes ao usuário.

Tipos de ICPs

O certificado digital pode ser emitido em nome de Pessoa Jurídica (PJ) e Pessoa Física (PF). No primeiro caso, o certificado conterá informações sobre o PJ titular, bem como do PF responsável pelo certificado. Já no segundo caso, as informações serão apenas do titulas, de acordo com a comprovação de documentos apresentada à certificadora.

Documentos

Para fazer a solicitação do certificado digital a empresa deve estar atenta a necessidade dos seguintes documentos:

  • CNPJ da empresa;
  • Os documentos de identidade e CPF dos representantes legais da empresa;
  • Documento que autorize os representantes da empresa a praticar qualquer ato jurídico em nome da organização.

Como acessar o Conectividade Social

Para ter acesso ao Canal de Conectividade Social da Caixa o usuário já deve ter em posse o certificado digital como dito acima. A partir daí, ele pode acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal e seguir os seguintes passos:

1 – Ao abrir a página inicial do site, o usuário deve clicar em “Produtos” localizado na parte superior do site;

2 – Após abrir a caixa de opções ser aberta, clique em “Conectividade Social” na barra de conteúdos destinada às empresas;

3 – Já com a nova página aberta, o usuário deve clicar agora no botão laranja em que diz: Acesse o Conectividade Social ICP.

Porém, é preciso se certificar de que o seu computador tenha o Java instalado, pois o site só abre com essa condição, além do programa que permite o uso do certificado digital do usuário.

Também é importante que o usuário, no momento do acesso ao Conectividade Social, esteja utilizando a versão mais atualizada do navegador Mozilla Firefox ou Internet Explorer.

No primeiro acesso ao Canal será solicitado que o certificado digital seja autenticado. Porém, esse procedimento também será requisitado novamente cada vez que um novo documento for anexado no Conectividade Social.

Após esse procedimento, o usuário deverá também informar sobre os dados do titular, para que um perfil seja criado com todas as informações necessário sobre aquele.

Caso a empresa já utilizasse o sistema antigo, ele deverá fazer um novo cadastro no Canal atual.

Quais funções o Conectividade Social oferece?

Assim que o usuário conseguir entrar no sistema a partir do procedimento indicado acima, ele vai encontrar as opções das diversas funções que o Canal oferece. Veja abaixo quais são elas:

  • Obtenção da Guia de Recolhimento Rescisório do FGTS (GRRF);
  • Os recolhimentos do FGTS;
  • Consultas de extratos;
  • Desligamentos de funcionários;
  • Acesso às mensagens da Caixa Econômica Federal.

Restou alguma dúvida sobre como funciona o Conectividade Social? Mande uma mensagem.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

Conectividade Social: veja o que é e como acessar

Comente