Consulta Extrato INSS pela Internet: passo-a-passo

Serviço online reduz burocracia e a espera nas agências.

O Instituto Nacional do Seguro Social tem buscado formas de modernizar os seus serviços online. Até pouco tempo atrás, o contribuinte ou aposentado tinha que acessar um link do Dataprev para ter acesso ao extrato INSS pela internet. Hoje, essa e muitas outras consultas podem ser realizadas em um único canal bem simples, conhecido como Meu INSS.

O INSS é responsável por assegurar que trabalhadores tenham direito ao salário quando se encontram impossibilitados de exercer qualquer função remunerada, nesses casos, são concedidos benefícios como o auxílio-doença, auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez. Além disso, ele também é responsável pelo pagamento da aposentadoria por tempo de trabalhou ou idade e da pensão por morte.

Consulta Extrato INSS pela Internet

Todos os cidadãos beneficiados pelo INSS podem realizar a consulta do extrato online, através do portal Meu INSS. O objetivo é que através dessa ferramenta os segurados possam acompanhar os depósitos de maneira facilitada, conferindo valores e verificando a conta sempre que necessário.

O antigo link do Dataprev, que possibilitava a consulta extrato INSS pela internet, foi descontinuado. Os beneficiários podem conferir os depósitos apenas com alguns passos simples no canal de serviços do INSS. É necessário, no entanto, preencher um cadastro e criar uma senha.

O extrato previdenciário, disponível no canal do INSS, é bem completo. Trata-se de um histórico que apresenta toda a trajetória profissional do trabalhador, seja ele empregado, contribuinte individual, empresário (MEI) ou mesmo aposentado. O documento reúne todos os recolhimentos mês a mês.

Aprenda o passo a passo de como acessar o extrato INSS online:

1º Passo: Acesse o endereço https://meu.inss.gov.br.

Consulta Extrato INSS pela Internet - Passo 2

2º Passo: Clique no item “Extrato Previdenciário CNIS”, que aparece logo abaixo do item “Salário Maternidade Urbano”. Esse serviço requer autenticação, portanto, você terá que preencher o cadastro no Meu INSS. Clique no botão “fazer login”.

 

3º Passo: Na janela que será aberta, acesse “Cadastre-se”. No ambiente seguro do “Cidadão.br”, informe o número do CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail, celular, nome da mãe e estado de nascimento. Após preencher todos os dados, clique em “Próximo”.

4º Passo: Responda algumas perguntas a respeito da sua vida laboral. Para isso vale a pena ter em mãos a carteira de trabalho. Em caso de dados divergentes, você terá que entrar em contato com um operador online e informar o código de verificação que aparece na tela. Não tem atendente disponível no chat? Aguarde 24 horas para uma nova tentativa ou compareça a uma agência do INSS ou banco autorizado.

Por outro lado, se todas as respostas estiverem corretas, é só usar a senha provisória para fazer o login no Meu INSS.

5º Passo: Informe novamente o CPF e preencha a senha provisória.

6º Passo: O sistema vai solicitar o cadastro de uma nova senha. Crie uma combinação com números e letras, com até 9 dígitos. Não se esqueça de que a nova senha não pode ser igual às quatro anteriores. Clique no botão “Alterar senha”.

7º Passo: Autorize o sistema a ter acesso às suas informações.

8º Passo: Assim que você estiver logado no sistema, clique de novo no item Extrato Previdenciário, que aparece no canto esquerdo da tela.

9º Passo: Pronto! Você terá acesso ao seu demonstrativo, que reúne as contribuições durante toda a vida laboral. É possível consultar os vínculos empregatícios, períodos trabalhados e valores dos salários.

10º Passo: clique na opção “imprimir” para gerar o PDF do extrato INSS. Dessa maneira, todos os dados que constam na tela serão passados para o papel e poderão ser utilizados para fins de comprovação de renda. As informações que aparecem no demonstrativos são coletados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

O que fazer em caso de esquecimento de senha

Quem já tem cadastro no Meu INSS, mas esqueceu a senha, deve preencher o cadastro novamente. Para evitar esse duplo trabalho, é muito importante o contribuinte anotar a sua senha em um lugar seguro.

Outros serviços online do INSS

Para reduzir as filas nas agências e simplificar o atendimento, o INSS criou um canal de serviços online. Nesse espaço, é possível simular o tempo de contribuição e descobrir quanto tempo falta para se aposentar. Também tem como agendar atendimento presencial, consultar carta de concessão, agendar perícia médica, consultar resultado de perícia e alterar dados cadastrais.

Há pouco tempo, o Meu INSS passou a oferecer dois novos serviços:  salário maternidade pela internet e aposentadoria urbana. Nos dois casos, o sistema verifica a possibilidade de concessão automática do benefício e gera um número de protocolo para acompanhar o pedido.

O Meu INSS está disponível no formato de site e aplicativo. Há versões do app para Android e iOS.

Se constatar alguma irregularidade ou divergência de valores nos extratos emitidos através do Meu INSS, compareça à unidade da Previdência Social mais próxima para relatar o problema e corrigir possíveis erros de cadastro.

Viu só como é simples realizar uma consulta extrato INSS pela internet? Agora você não precisa ficar horas aguardando atendimento na agência para obter uma informação simples.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 8

Consulta Extrato INSS pela Internet: passo-a-passo

Comente