Detalhamento de crédito INSS: passo a passo de como conseguir

Aposentados, pensionistas e segurados podem consultar o extrato de pagamento de benefício pela internet.

O detalhamento de crédito INSS é um documento que demonstra os valores pagos pela Previdência Social ao trabalhador. Também serve de comprovante de renda para beneficiários em diferentes situações.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem como responsabilidade administrar todos os benefícios previdenciários, incluindo aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença e salário-maternidade. Nos últimos anos, o órgão tem aprimorado suas tecnologias, por isso oferece vários serviços online aos beneficiados. Entre eles, vale destacar a consulta ao detalhamento de crédito.

O que é o detalhamento de crédito INSS?

O contribuinte do INSS é o cidadão que paga em dia as parcelas da Previdência Social, seja como trabalhador CLT, MEI ou autônomo. Na medida em que faz as contribuições, ele tem alguns benefícios assegurados pela Previdência Social. Também pode usar a internet para realizar uma série de consultas, como é o caso do detalhamento de crédito.

O detalhamento de crédito do INSS nada mais é do que o extrato de pagamento do benefício. Trata-se de um documento responsável por comprovar a renda do beneficiário e detalhar os valores pagos, bem como a data de pagamento do benefício.

O extrato de pagamento de benefício serve para conseguir outros benefícios, como é o caso do transporte gratuito. Além disso, comprova renda para obter empréstimos e financiamentos. O documento confirma a condição de beneficiário do INSS, portanto, pode ser usado como prova em processos judiciais.

O detalhamento exibe os pagamentos de diferentes benefícios previdenciários. A lista inclui: aposentadoria por idade, auxílio-doença, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição, pensão por morte, salário-maternidade, BPC LOAS e seguro defeso.

Quais informações aparecem no detalhamento?

Nesse extrato do INSS é possível encontrar dados sobre:

  • Valores pagos no período;
  • Data de pagamento;
  • Banco responsável pelo pagamento;
  • Valores descontados por causa de imposto de renda.

Como obter o detalhamento de crédito pela internet?

Até alguns anos atrás, os beneficiários acessavam um endereço eletrônico do Dataprev para consultar o detalhamento de crédito INSS, mediante à informação do número do benefício, data de nascimento, nome completo e CPF. Pelo sistema, era possível gerar o extrato simplificado do benefício, ou seja, com a comprovação de crédito do último mês.

Para obter um detalhamento de crédito de períodos anteriores, o cidadão precisava procurar uma agência da Previdência Social Pessoalmente. No entanto, com a criação da plataforma “Meu INSS”, tudo mudou. É possível obter um extrato pela internet, sem a necessidade de enfrentar filas.

O Meu INSS é um sistema que centraliza vários serviços online da Previdência Social. O acesso pode acontecer pelo computador ou através do celular, mediante ao aplicativo que leve o mesmo nome do portal.

O acesso à plataforma Meu INSS requer a criação de login. Veja o passo a passo:

Passo 1: Acesse o portal Meu INSS.

Página inicial Meu INSS

Passo 2: No canto superior direito da tela, selecione “Login” .

Crie uma conta no Gov.br

Passo 3: Na janela que será aberta, clique em “Crie sua conta”.

Pequeno formulário com dados pessoais.

Passo 4: Preencha o pequeno formulário com CPF, nome completo, telefone e e-mail.

Passo 5: Aceite os termos e clique em “Continuar”.

Perguntas para validar informações.

Passo 6: Para validar as informações, responda as perguntas sobre a vida trabalhista e previdenciária.

Habilitação do cadastro

Passo 7: Habilite o cadastro, através de um link encaminhado por e-mail ou por um código enviado via SMS.

Cadastro da senha

Passo 8: Cadastre uma senha segura e volte à página inicial para fazer o login.

Faça o login no Meu Inss

Passo 9: Após acessar o sistema, é só clicar no item “Extrato de Pagamento de Benefício”, que consta no lado esquerdo da tela.

Para obter o detalhamento de crédito INSS, escolha o item Extrato de Pagamento de Benefício.

Passo 10: Escolha o período para consultar os valores creditados.

Defina um período para consultar os benefícios previdenciários pagos.

Passo 11: Emita o documento e imprima-o para fins comprobatórios.

Extrato detalhado do banco

Os beneficiários do INSS também podem emitir o extrato detalhado no banco responsável pelo pagamento do benefício. No caixa eletrônico, é possível obter um documento com dados detalhados dos pagamentos nos últimos dois ou três meses.

Outros tipos de extrato

No portal Meu INSS é possível gerar outros documentos, como é o caso do extrato CNIS (que detalha todas as contribuições por emprego), extrato de empréstimo consignado e extrato para imposto de renda.

Declaração de benefício

Em alguns casos, o beneficiário não precisa apresentar um extrato de pagamento para comprovar sua condição. Uma declaração de benefício, emitida também pela plataforma Meu INSS, é o suficiente. O documento gerado em PDF pode ser impresso.

Ficou alguma dúvida a respeito do detalhamento de crédito INSS? Deixe um comentário. Você também pode entrar em contato com a central de atendimento pelo telefone 135 e esclarecer todas as dúvidas sobre o serviço.

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