INSS Digital: entenda como funciona essa nova modalidade

A plataforma INSS Digital é a prova de que o Instituto Nacional do Seguro Social está se modernizando. A nova modalidade promete agilizar o trabalho nas agências de todo o país e reduzir o tempo de espera para atendimento. Confira mais informações sobre a plataforma.

Os aposentados e segurados do INSS chegam a esperar vários dias para receber atendimento em uma das agências. A boa notícia é que essa demora está com os dias contados.

O INSS Digital vai agilizar a aprovação de benefícios.

O INSS criou uma nova modalidade de atendimento, que dispensa o comparecimento a uma agência. (Foto: Divulgação)

Veja também: Portal Meu INSS

O que é o INSS Digital?

Atualmente, os brasileiros precisam comparecer pessoalmente a uma agência do INSS para receber atendimento ou ter acesso a determinados serviços. No entanto, o órgão está mudando a sua forma de atender ao público e digitalizando os seus canais.

Com o INSS Digital, os contribuintes podem requerer benefícios previdenciários e até encaminhar documentos para análise de forma digital. Ou seja, não é necessário agendar atendimento online numa agência, tampouco esperar dias e até mesmo meses para que falar com um atendente e oficializar a solicitação.

Como enviar a documentação do INSS pela internet?

Aos poucos, o INSS está oferecendo o serviço de envio de documentos pela internet. Com esse recurso, o segurado pode encaminhar a sua documentação digitalizada para que um servidor da Previdência Social possa analisar, em qualquer lugar do país. Assim, não é preciso comparecer pessoalmente a uma agência do INSS.

Como utilizar o INSS Digital?

A implementação do INSS Digital depende de um acordo de cooperação técnica. (Foto: Divulgação)

A plataforma INSS Digital está sendo disponibilizada através de um acordo de cooperação técnica. Assim, as empresas, órgão públicos, cooperativas e sindicatos representam os trabalhadores na hora de encaminhar a documentação de forma digital e fazer o requerimento do benefício junto ao INSS.

Através desse acordo de cooperação, o cidadão conta com comodidade para dar entrada em um benefício previdenciário. Ele também não precisa se ausentar do trabalho para comparecer pessoalmente a uma agência do INSS.

As entidades representativas cuidarão dos documentos para que o trabalhador possa dar entrada em diferentes benefícios, como é o caso do salário maternidade, pensão por morte, revisão de benefício e aposentadoria.

E no caso de pessoas que não estão em empresas?

O trabalhador rural pode ser representado pelo seu sindicato no INSS Digital. Já o trabalhador avulso vai continuar tendo que comparecer pessoalmente a uma agência para requerer auxílio-doença, aposentadoria ou qualquer outro benefício previdenciário.

Como cooperar com o INSS Digital?

As empresas e entidades interessadas na nova modalidade devem procurar a agência do INSS mais próxima e conversar com o gerente local. Dessa forma, será possível saber como formalizar o acordo de cooperação e esclarecer as dúvidas sobre o sistema.

Você quer obter mais informações sobre a modalidade INSS Digital? Então acesse o site oficial (www.previdencia.gov.br) ou entre em contato pela Central 135.

Comente