Marcar perícia médica pela internet: passo-a-passo

Aprenda como marcar perícia médica pela internet! O agendamento no INSS pode ser feito online, sem que seja necessário ir até o local para marcar a consulta ou enfrentar filas para ser atendido.

Todo trabalhador registrado em carteira é obrigado a contribuir com o INSS. As contribuições servem de garantia para que todos os benefícios da Previdência Social possam ser solicitados pelo trabalhador quando necessário No entanto,  para a concessão de determinados auxílios, além do tempo de contribuição, é necessário passar por avaliação médica no próprio INSS. Esse procedimento é realizado em caso de solicitação de auxílio-doença, auxílio-acidente ou aposentadoria por invalidez.

O INSS oferece um serviço online para agendar perícia médica. (Foto: Divulgação)

O INSS oferece um serviço online para agendar perícia médica. (Foto: Divulgação)

Como marcar perícia médica online?

Para marcar a perícia médica online, basta o trabalhador acessar a página de Agendamentos da Previdência e seguir o passo a passo:

1- Digite no campo em branco, a sequência de letras e números exibida em colorido na tela. Confirme.

2- Selecione o nome do seu estado, do seu munícipio e escolha o INSS mais próximo do bairro em que você reside. Avance.

3- Preencha a ficha de requerimento. Na primeira parte, em “Origem do Requerimento” selecione a opção Segurado Via Internet. As demais partes devem ser preenchidas com suas informações pessoais. Avance para a próxima página.

4- Confirme os seus dados e insira as informações que a página solicita. Confirme.

5- Verifique o comprovante de requerimento que será gerado na tela. A data e a hora do atendimento no INSS serão informados na primeira parte do documento, em “Dados do Requerimento”. Se todas as informações estiverem corretas, clique em imprimir.

6- No requerimento contém um Termo de Responsabilidade, lá deve haver a assinatura e o carimbo da empresa onde o solicitante está registrado. Sem a assinatura da empresa, a perícia não pode ser realizada, exceto se o trabalhador não possuir nenhum vínculo empregatício.

Tudo pode ser realizado de forma bem simples no site da Previdência. (Foto: Divulgação)

Tudo pode ser realizado de forma bem simples no site da Previdência. (Foto: Divulgação)

Informações necessárias para o agendamento

Para fazer o agendamento da perícia médica do INSS é preciso informar:

Número de identificação do trabalhador – NIT (PIS/PASEP/CICI)

Categoria do trabalhador: empregado, desempregado, contribuinte individual, contribuinte facultativo, empregado(a) doméstico(a), trabalhador avulso ou segurado especial.

Empregados: CNPJ da empresa onde está registrado. Trabalhador doméstico(a) deve informar o CPF e nome completo do empregador.

Dúvidas sobre como fazer o agendamento? Assista ao vídeo abaixo:

O que levar no dia da perícia médica INSS?

A perícia só pode ser realizada mediante a apresentação de alguns documentos, são eles:

  • Comprovante de requerimento da perícia.
  • Comprovante de requerimento da perícia carimbado e assinado pela empresa, além de preenchido com o último dia de trabalho do solicitante. (Somente empregados).
  • Documento de identidade.
  • Documento de identidade dos dependentes para fins de salário-família.
  • Exames e relatórios médicos que comprovem a doença, caso possua.
Providencie os documentos necessários para levar no dia da perícia. (Foto: Divulgação)

Providencie os documentos necessários para levar no dia da perícia. (Foto: Divulgação)

Para que serve a perícia médica INSS?

A perícia médica serve para identificar se o contribuinte realmente não possui saúde física ou psíquica para continuar trabalhando. Ela deve ser solicitada sempre que o trabalhador se afastar por mais de 15 dias seguidos na empresa e por uma mesma enfermidade, ou seja, todos os atestados devem apresentar CID que estejam relacionados a uma única doença.

De início, a perícia garante o auxílio-doença. No entanto, se detectado que o contribuinte está permanentemente incapaz de trabalhar, é concedida a aposentadoria por invalidez. Qualquer dúvida sobre as perícias realizadas pelo INSS pode ser esclarecidas através do telefone 135, central da Previdência Social.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 4.8
Total de Votos: 12

Marcar perícia médica pela internet: passo-a-passo

1 comentário

  • regiane aparecida pereira gentil barbosa:

    ola bom dia meu nome e´regiane eu agendei uma pericia pela internet mais eu nao estou empregada mais fui demitida ano passado,como sai doente da empres entao eu recorri eu preciso preencher os dados do trabalhador, ou nao precisa ja foi agendada

    Responder

Comente