Simulador Meu INSS: aprenda como utilizar o recurso

Descubra quanto tempo falta para a sua aposentadoria!

Você ainda não sabe se poderá aposentar-se este ano? Quer saber quanto tempo falta para a sua aposentadoria? Bom, se resposta for sim para ambas as perguntas, o simulador Meu INSS é uma ferramenta que ajudará você a respondê-las, seja pelo computador ou pelo o celular, veja neste artigo um passo a passo, para usar essa ferramenta e descubra também outros benefícios disponibilizados pelo site!

Passo a passo de como usar o simulador Meu INSS

Visando a otimização de seus processos, o Meu INSS é uma nova ferramenta criada pela Previdência Social e que vem chamando atenção devido a sua praticidade. Isso porque, por meio desse site, é possível requerer a sua aposentadoria pela internet, acompanhar o andamento do seu pedido, solicitar outros benefícios previdenciários e, ainda por cima, simular quanto tempo falta para a aposentadoria, seja ela por idade ou por tempo de contribuição.

Em relação a simulação, vale lembrar que há duas formas de realizá-la:

A primeira é a manual, em que você terá que dispor de cada informação relacionada a sua documentação e atividade laboral.

Já a segunda é realizada por meio do Cidadão.br ,  que nada mais é do que uma ferramenta responsável por  facilitar o seu acesso à  instituições parceiras do governo, como SINE Fácil e o Meu INSS.

O principal benefício em realizar a consulta através do seu cadastro no Cidadão.br,  é que com essa ferramenta você não terá necessidade de informar todas as datas referente as empresas nas quais trabalhou.  

Veja agora como usar o simulador Meu INSS!

Confira o passo a passo pra usar essa ferramenta:

Passo 1: Primeiro você deverá  acessar  o Meu INSS;

Descubra como é simples utilizar o simulador Meu INSS.

Foto: Reprodução/Marília Varoni

Passo 2: Depois de entrar no site, preencha o campo “data de nascimento”;

Foto: Reprodução/Marília Varoni

Passo 3: No campo “sexo”,  você deverá selecionar masculino ou feminino;

Foto: Reprodução/Marília Varoni

Passo 4: No campo “adicionar vínculo”, você deverá clicar no  símbolo +;

Foto: Reprodução/Marília Varoni

Passo 5: Depois de  preencher cada campo das etapas anteriores, agora será a hora que você deverá ter em mão as sua carteira de trabalho.

Isso porque, será preciso preencher os campos a data de admissão e a data de saída de cada trabalho assinado na sua carteira.

Ah, e se você não sabe como encontrá-las, é muito fácil, basta ir até as páginas “contrato de trabalho”, na sua carteira de trabalho, pois lá estarão todas as suas informações.

Foto: Reprodução/Marília Varoni

Vale lembrar que você deverá efetuar os passos 4 e 5 novamente referente a  cada empresa diferente, cuja qual trabalhou.

Passo 6: Depois de concluir o preenchimento com todo o seu histórico de trabalho, é só clicar no campo “simular”, que deverá estar localizado no canto inferior direito da página;

Foto: Reprodução/Marília Varoni

Após ter clicado em “simular”, caso o período para a sua aposentadoria ainda não sido concluído, aparecerá o tempo restante para sua contribuição.  Para ter mais informações sobre o cálculo, será preciso clicar em “detalhar”, no canto inferior direito;

Passo 7:  Depois de ter feito a sua simulação, você poderá ter acesso a um documento em PDF, onde estarão todos os seus dados referentes à sua aposentadoria. Para ter esse documento salvo em seu computador, o mesmo só poderá ser baixado automaticamente, caso você selecione a opção “detalhar”.

Foto: Reprodução/Marília Varoni

Vale ressaltar que por se tratar de uma simulação, para realmente ter certeza de que sua aposentadoria poderá ser concedida, caso o cálculo demonstre isso, é preciso entrar em contato pessoalmente com  algum posto de atendimento do INSS.

Simulação pelo cadastro no Cidadão.br : Veja como fazer

Passo 1: Para realizar a sua consulta pelo Cidadão.br, também, não há segredos. Sendo assim, você só deverá entrar na página inicial do Meu INSS, e clicar em “Faça login para carregar seus vínculos automaticamente”;

Foto: Reprodução/Marília Varoni

Passo 2: Na aba aberta, você deverá clicar em  “Cadastre-se”;

Leia mais:  Como pedir aposentadoria por idade pela internet

Foto: Reprodução/Marília Varoni

Passo 3: Logo após, será preciso preencher o seu formulário do Cidadão.br com seus dados pessoais;

Foto: Reprodução/Marília Varoni

Passo 4: Com as informações preenchidas em seu devidos campos, o sistema informará uma senha provisória – mantenha-a em local seguro;

Foto: Reprodução/Marília Varoni

Passo 5: Depois disso, você deverá voltar à página inicial do Meu INSS e clicar em “Entrar”;

Foto: Reprodução/Marília Varoni

Veja também: Como fazer a sua inscrição no INSS

Passo 6: Nessa etapa, será preciso preencher os campos com seu CPF e sua senha, marcar o quadro  com  a mensagem “não sou um robô” e clicar em “Entrar”;

Foto: Reprodução/Marília Varoni

Passo 7:  Com essas etapas concluídas, aparecerá na tela uma calculadora, que deverá informar o tempo de contribuição do usuário, bem como detalhes relacionados ao  tempo de trabalho, em anos, meses e dias.

Além disso, o tempo estimado para a aposentadoria e os pontos necessários para alcançar a fórmula 85/95 também serão exibidos.

Não sabe o que a fórmula 85/95?

Calma, porque explicamos!

Sancionada pela ex-presidente Dilma Roussef, essa formula representa a soma entre a idade do segurado e o tempo de contribuição. Sendo assim, 85 para as mulheres e 95 para homens.    Logo se uma mulher tem 55 anos e trabalhou 30 (55+30=85) a mesma poderá se aposentar por conta da soma dos valores. O mesmo se aplica aos homens. Ex: (60 anos de idade + 35 anos de contribuição =95).

É importante lembrar que o número mínimo de contribuição  exigido deve ser o de 35 para homens e 30 para mulheres. Com isso, se uma mulher tem 56 anos de idade e 29 de contribuição, por mais que a soma dê 85, a mesma não poderá se aposentar pelo motivo de ainda não ter atingido o tempo exigido.

O que você achou deste artigo sobre simulador Meu Inss? Compartilhe com a gente a sua opinião e fique por dentro deste portal!

 

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 2

Simulador Meu INSS: aprenda como utilizar o recurso

Comente